Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGirardi, Ilza Maria Tourinhopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jamille Almeida dapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T03:59:55Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202427pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como temática central a análise dos tipos de fontes de informação e suas funções em programas jornalísticos com enfoque ambiental na TV Escola. Entendendo que o Jornalismo precisa considerar a importância de contemplar uma diversidade de vozes que apresente uma diversidade de saberes, o objetivo desta pesquisa está direcionado para estudar a diversidade de fontes jornalísticas acionadas nos episódios do programa Nova Amazônia conforme a perspectiva do Jornalismo Ambiental. Também se propõem a classificar as fontes de informação de acordo com as tipologias construídas pelos estudos do Jornalismo e identificar a contribuição das fontes mapeadas de acordo com as funções do Jornalismo Ambiental. A fundamentação teórica inicia pelos saberes do Jornalismo Ambiental, destacando o seu papel educativo e social para contribuir com a transformação e mobilização dos sujeitos, e a contribuição da Educação Ambiental nesse processo. Em seguida, discute a importância das fontes no Jornalismo e na cobertura ambiental, como também apresenta a TV Escola e as questões ambientais. Contextualiza a região Amazônica e apresenta informações sobre o seu contexto atual. Por meio da Análise de Conteúdo, seis episódios da serie Nova Amazônia são analisados pela perspectiva dos referenciais apresentados, buscando destacar a classificação e a contribuição de cada fonte acionada nos episódios. A pesquisa sinaliza que a série Nova Amazônia da TV Escola é um excelente exemplo da confluência da Educação com Jornalismo, pois enquanto os principais objetivos da TV Escola são capacitar, aperfeiçoar e atualizar educadores da rede pública, a série Nova Amazônia decorre de um trabalho jornalístico que traz um novo olhar sobre a região Amazônica, unindo pesquisa científica à sabedoria dos povos da floresta para mostrar temas regionais que influenciam no meio ambiente do planeta. Das análises efetuadas, verificamos que nos seis programas selecionados houve contribuição de 60 fontes: 15 especialistas, nove oficiais, 14 povos da floresta, cinco pessoas locais, oito institucionais, dois notáveis, seis empresariais e um turista. A contribuição predominante das funções das falas foi informativa, com 43 contribuições, seguida da fala na função educativa, com 14 contribuições e, por último, houve apenas três contribuições de fala na função política. Os programas analisados cumpriram com a função pedagógica do Jornalismo ambiental proposta por Bueno (2007) no cuidado das reportagens e na mediação com as fontes, de modo a levar informações relevantes sobre a região Amazônica ao público em geral, inclusive no que se refere a alternativas sustentáveis de emprego e renda. Uma característica forte presente nos programas analisados é o sentimento de orgulho e de pertencimento de quem vive na Amazônia, desde os ribeirinhos do Catalão, até aqueles que vivem em grandes centros, como Manaus. Os programas analisados apresentaram realidades de natureza e sociedade que transcendem o universo pessoal do cidadão que o assiste e vive longe da Amazônia. Observa-se que além da função educativa, o Jornalismo Ambiental também defende as funções participativa e transformadora, por esse motivo, programas que estimulem a consciência ambiental do seu público, tornando-os sensíveis aos diversos problemas da Amazônia, são primordiais para promover o debate, a discussão e a reflexão sobre o papel do cidadão nas mudanças urgentes por um mundo ambientalmente saudável e equilibrado. Precisamos aprofundar o debate para que não só a informação vire conhecimento, mas também ação, reflexão e transformação, e o Jornalismo Ambiental é uma alternativa essencial nesse processo.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as its central theme the analysis of the types of information sources and their functions in journalistic programs with environmental focus in TV Escola. Understanding that journalism needs to consider the importance of contemplating a diversity of voices that present a diversity of knowledge, the objective of this research is to study the diversity of journalistic sources triggered in the episodes of the Nova Amazônia program according to the perspective of Environmental Journalism. They also propose to classify the sources of information according to the typologies built by journalism studies and to identify the contribution of mapped sources according to the functions of environmental journalism. The theoretical foundation begins with the knowledge of Environmental Journalism, highlighting its educational and social role to contribute to the transformation and mobilization of subjects, and the contribution of Environmental Education in this process. It then discusses the importance of sources in journalism and environmental coverage, as well as TV Escola and environmental issues. It contextualizes the Amazon region and presents information about its current context. Through Content Analysis, six episodes of the Nova Amazônia series are analyzed from the perspective of the references presented, seeking to highlight the classification and contribution of each source triggered in the episodes. The research indicates that the TV School Nova Amazonia series is an excellent example of the confluence of Education with Journalism, because while TV Escola's main objectives are to train, improve and update public school educators, the Nova Amazonia series is the result of journalistic work. It brings a new look on the Amazon region, combining scientific research with the wisdom of the forest peoples to show regional themes that influence the planet's environment. From the analyzes carried out, we found that the six selected programs contributed 60 sources: 15 experts, nine officers, 14 forest peoples, five local people, eight institutional, two notable, six business and one tourist. The predominant contribution of speech functions was informative, with 43 contributions, followed by speech in the educational function, with 14 contributions and, lastly, there were only three speech contributions in the political function. The analyzed programs fulfilled the environmental journalism pedagogical function proposed by Bueno (2007) in the care of the reports and in the mediation with the sources, in order to bring relevant information about the Amazon region to the general public, including with regard to alternatives. sustainable employment and income. A strong feature present in the programs analyzed is the feeling of pride and belonging of those who live in the Amazon, from the riverside of Catalão, to those who live in large centers, such as Manaus. In addition to the educational function, Environmental Journalism also defends the participatory and transformative functions, therefore, programs that stimulate the environmental awareness of its public, making them sensitive to the various problems of the Amazon, are essential to promote debat, discussion and reflection on the role of the citizen in the urgent changes for an environmentally healthy and balanced world. We need to deepen the debate so that not only information becomes knowledge, but also action, reflection and transformation, and Environmental Journalism is an essential alternative in this process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnvironmental Journalismen
dc.subjectTV Escola (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectJornalismo ambientalpt_BR
dc.subjectSocial and educational functionen
dc.subjectAmazonen
dc.subjectJournalistic sourcesen
dc.titleA Amazônia na tela da TV Escola : um olhar para as fontes na perspectiva do Jornalismo Ambientalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108068pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples