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dc.contributor.advisorCollares, Fabrício Mezzomopt_BR
dc.contributor.authorTubelo, Rodrigo Alvespt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T04:00:36Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202443pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi desenvolver um simulador em Realidade Virtual Imersiva (RVI) sobre o preparo de prótese fixa e avaliar a experiência do usuário. Ainda, realizar uma prova de conceito sobre a influência do simulador no conhecimento teórico e habilidade prática de alunos de graduação em Odontologia. O desenvolvimento do simulador passou pelas etapas de planejamento do conteúdo, seleção do dispositivo e desenvolvimento do software. Quatorze alunos de graduação em Odontologia realizaram a experiência. O tempo de realização da tarefa e o número de interações entre o auxiliar e o aluno foram registrados. Após o experimento, responderam a um questionário com dezessete perguntas em uma escala Likert avaliando sua experiência. Para avaliação do conhecimento teórico e habilidade prática foram formados dois grupos: o GVIDEO (n = 6) assistiu a um vídeo em 3D através de um computador e o GIVR (n = 7) realizou o experimento com o Oculus Samsung Gear VR. O pré e pós-teste de conhecimento teórico foram aplicados para avaliar o conhecimento. Para a habilidade prática, os alunos realizaram um preparo de prótese fixa dentária em dente de manequim. O tempo de preparo, a massa, o volume e o ângulo do término do preparo foram medidos. Não há correlação entre o número de interações do aluno com o auxiliar e o tempo de conclusão da experiência (r = 0,38, p = 0,20). Não houve diferença no conhecimento teórico e habilidade prática entre os alunos de graduação quando expostos ao simulador em comparação com o grupo que visualizou um vídeo em 3D. Os feedbacks dos estudantes de Odontologia variam entre 4-5 itens no questionário, indicando uma avaliação positiva do simulador. Em relação à motivação para estudar, os alunos acreditam que a RVI pode aumentar seu engajamento no aprendizado. Não há diferença no ganho de aprendizado teórico e habilidade prática quando comparamos o uso da RVI e um vídeo em 3D.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of the present study was to develop an immersive virtual reality simulator (IVR) on the preparation of a fixed prosthesis and to evaluate the user experience. Also, realize a proof-of-concept that an IVR simulator of fixed dental prosthesis could enhance learning process of undergraduate dental students. The Simulator was developed and has gone through the steps of content planning, device selection, and software development. Fourteen undergraduate dental students performed the experiment. The time to accomplish the task and the number of interactions between the auxiliary and the student were recorded. After the experiment, they answered a questionnaire with 17 questions on a Likert scale evaluating their experience. To evaluate the theoretical knowledge and practical skill, two groups were formed: GVIDEO (n = 6) watched a 3D video through a notebook and the GIVR (n = 7) undertook the experiment with the Oculus Samsung Gear VR. A pre- and post-test of theoretical knowledge were applied to evaluate knowledge. For the practical ability, the students performed a fixed dental prosthesis in mannequin tooth. The preparation time, the mass, the volume and the angle of the end of the preparation were measured. There is no correlation between the number of interactions between student and auxiliary and the time to finish the experiment (r = 0.38, p = 0.20). There was no difference in theoretical knowledge and practical ability among undergraduate students when exposed to the simulator compared to the group that used 3D video. The feedbacks of dentistry students vary between 4-5 items in the questionnaire, indicating a positive evaluation of the simulator. Regarding the motivation to study, students believe that IVR could increase their engagement to learn. There is no difference in the achievements of theoretical learning and practical skill when we compare the use of IVR and a 3D video.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImmersive virtual realityen
dc.subjectTerapia de exposição à realidade virtualpt_BR
dc.subjectDental educationen
dc.subjectEducacao odontologicapt_BR
dc.subjectPrótese totalpt_BR
dc.subjectFixed dental prosthesisen
dc.subjectExperiências de aprendizagempt_BR
dc.subjectUser experienceen
dc.titleRealidade virtual imersiva no ensino de prótese fixa para alunos de graduação em odontologiapt_BR
dc.title.alternativeImmersive virtual reality as resource to learn a preparation of fixed dental prosthesis in dental students en
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coDahmer, Alessandrapt_BR
dc.identifier.nrb001087064pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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