Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.contributor.advisorThoma, Adriana da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBranco, Bruna da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T03:58:22Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202461pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação, desenvolvo a temática sobre experiências que são narradas por professores surdos, tendo como eixo contribuições de estudos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos Surdos. A pesquisa objetiva analisar narrativas com base em entrevistas realizadas com seis professores surdos, egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras do pólo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que fizeram dessa sua segunda graduação. A pesquisa tem como pergunta: a Língua de Sinais, principal marca surda, pode ser entendida como objeto de consumo e a formação para a docência em Letras Libras um investimento em capital humano? Desse modo, o objetivo geral é analisar as experiências de formação e atuação de professores surdos egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras, do polo da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, apresento dois objetivos específicos (a) analisar as experiências de formação em dupla graduação, bem como a atuação de professores surdos egressos da primeira edição do curso de licenciatura em Letras Libras do polo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); (b) Investigar o consumo e o investimento em capital humano, considerando a Libras e o ensino da Libras. Nos resultados das análises, destaco a construção dos processos de consumo dos sujeitos, tanto da tecnologia quanto do Letras Libras. E sobre o investimento em capital humano, os entrevistados mostram que investem suas formações acadêmicas para o ensino de Libras. As narrativas das entrevistas foram produzidas em língua de sinais. O trabalho também se propõe a refletir sobre as contribuições desses professores para a comunidade surda.pt_BR
dc.description.abstractThis master’s thesis addresses experiences narrated by deaf teachers, under a research axis that resorts to contributions in the field of Cultural Studies in Education, and Deaf Studies. It analyzes narratives collected from interviews with six deaf teachers, former graduates from the first distance-learning undergraduate program in Letras Libras (a degree in the Brazilian Sign Language – Libras) in Brazil, who attended face-to-face encounters at the Federal University of Santa Maria (UFSM), being Letras Libras their second undergraduate degree from a university. The study sought to investigate whether the Sign Language, the deaf people’s main mark, can be understood as an object of consumption and whether a teaching degree in Letras Libras can be seen as an investment in human capital. In this regard, the overall objective here is to examine experiences with the undergraduate training and the teaching practice, reported by deaf teachers whose second undergraduate degree is Letras Libras, from the pioneer first class since the distance-learning program’s inception in 2006 by the Federal University of Santa Catarina, Brazil, being UFSM one of the face-to-face centers. Therefore, the two specific objectives of the present study are: (a) to analyze experience reports of deaf teachers, already holding two university degrees, about their training during the undergraduate program and their subsequent teaching practice; and (b) to investigate consumption and investment in human capital as regards the Letras Libras undergraduate training. The results of the analysis emphasize the construction of the individuals’ consumption processes, in terms of both technology and the Letras Libras degree, and show that, in terms of human capital investment, they invest their academic backgrounds in teaching Libras. The interviews were conducted in the Brazilian Sign Language, thus the study also reflects upon the contributions of such teachers to the deaf community.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeaf Teacherses
dc.subjectProfessor surdopt_BR
dc.subjectExperienceses
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectSign Languagees
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectDeaf Educationes
dc.titleLíngua de sinais como objeto de consumo e a formação em letras libras como investimento em capital humanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001108305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples