Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Leandro Alves dapt_BR
dc.contributor.authorMassa, Clovis Diaspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T03:58:41Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1414-5731pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202468pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo engendra algumas reflexões sobre as contribuições do Teatro de Animação para a formação do ator e do bailarino na contemporaneidade. Rompendo com a radicalidade de uma visão do boneco/marionete como um modelo ideal, utópico e inalcançável, na esteira do que pensadores como Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold e outros colocaram para o ator e o bailarino, o artigo apresenta a marionete contemporânea a partir da compreensão dos corpos e dos estados marionéticos propostos por Joëlle Noguès: uma entidade em relação com o ator-manipulador, capaz de afetar e ser afetada, que rompe as fronteiras entre o animado e o inanimado na cena do Teatro de Animação contemporâneo e que abre para o ator e o bailarino um vasto campo de pesquisa e criação. Compreender estas transformações é fundamental para se pensar o processo de formação do artista para, com e no Teatro de Animação hoje, seja nos espaços formais e institucionalizados – campo acadêmico – seja nos espaços informais.pt_BR
dc.description.abstractThis article engenders some reflections on the contributions of Animated Theatre to the training of the actor and dancer in the contemporary world. Breaking with the radicalism of viewing the puppet/marionette as an ideal, utopian and unattainable model, in the wake of what thinkers such as Heinrich von Kleist, Craig, Meyerhold and others have set for actors and dancers, this article presents the contemporary marionette based on the understanding of the bodies and marionette-like states proposed by Joëlle Noguès: an entity in relation to the actor-manipulator, capable of affecting and being affected, which breaks the boundaries between the animate and the inanimate on the contemporary scene of Animation Theatre and which opens a broad field of research and creation for the actor and for the dancer. Understanding these transformations is fundamental in order to think the artist training process with and within today’s Animated Theatre, either in institutional and formal spaces – the academic field – or in informal spaces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofUrdimento. Vol. 2, n. 32 (2018), p. 348-363pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPuppet theatreen
dc.subjectTeatro de bonecospt_BR
dc.subjectActor trainingen
dc.subjectTeatro de animaçãopt_BR
dc.subjectFormação do artistapt_BR
dc.subjectDancer trainingen
dc.subjectMarionette-like bodiesen
dc.subjectPuppet pedagogyen
dc.title"E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento” ! o Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarinopt_BR
dc.title.alternative“And here we are, adrift in a sea of enchantment” ! Animated Theatre as an example for the actor and dancerpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001107750pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples