Show simple item record

dc.contributor.advisorGoldim, José Robertopt_BR
dc.contributor.authorPasquotto, Betina Frizzopt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T04:00:58Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202537pt_BR
dc.description.abstractOs projetos de pesquisa clínica, coordenados por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ou profissionais vinculados ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que ocorrem no âmbito das duas instituições contam com o apoio administrativo e financeiro da Fundação Médica (FUNDMED) em sua execução. As quatro principais categorias de financiamento destes projetos são recursos provenientes do governo, da indústria farmacêutica, de financiadores internacionais ou de instituições sem fins lucrativos. A captação destes recursos é, atualmente, de atuação exclusiva do pesquisador. Esta dissertação visou à definição de um modelo de negócios especializado em captação de recursos, direcionado para as três últimas categorias mencionadas, aonde a FUNDMED, UFRGS e/ou HCPA e pesquisador atuam em conjunto para impulsionar os volumes de financiamento. Modelos de Negócios são ferramentas de gestão que esquematizam como as estruturas organizacionais, seus processos e sistemas interagem e contribuem para a implantação da estratégia. O Canvas Modelo de Negócios configura-se em nove componentes que abrangem quatro principais áreas: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. O método para construção do Canvas Modelo de Negócios compreende três grandes etapas: pesquisa e compreensão, design e implementação. A pesquisa e compreensão foram contempladas na análise de dados primários e secundários. Dos dados secundários foram extraídas informações de fontes de financiamento, principais patrocinadores e perfil de pesquisadores. Dos dados primários, coletados em reuniões com grupo focal e entrevista individual, foi possível gerar a discussão sobre os nove componentes. Na etapa seguinte, com a aplicação de técnicas de design, foi proposto o Modelo de Negócio FUNDMED – Captação de Recursos para Pesquisa Clínica. A etapa final do método foi explorada pela combinação do modelo de negócios proposto e a abordagem do design thinking como auxilio na implantação de captação de recursos em empreendimentos sociais. Este termo vem sendo empregado recentemente para caracterizar instituições sem fins lucrativos, que é o caso da FUNDMED.pt_BR
dc.description.abstractThe clinical research projects coordinated by Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) professors and professionals linked to Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) that occur within the two institutions rely on the administrative and financial support of Fundação Médica (FUNDMED) in its implementation. These projects’ four main categories of funding are: Government, the Pharmaceutical Industry, International Funding or Non-profit Institutions. The fundraising activities are currently pursued by the researchers exclusively. The definition of a business model, concentrated on the last three sources, is an iniciative where FUNDMED, UFRGS and / or HCPA and researcher will be working together to increase fundraising. Business models are management tools that outline how organizational structures, processes and systems interact and contribute to the strategy implementation. The Business Model Canvas consists of nine components which cover four main areas: Customers, Suppliers, Infrastructure and Financial Viability. The design of the Canvas Business Model comprehends three great stages: Research and Comprehension, Design and implementation. The Research and Comprehension were contemplated in the primary and secondary data analysis. From secondary data were extracted information from funding sources, main sponsors and researcher profile. From primary data, raised in meetings with focal groups and individual interviews, was possible to generate the discussion about the nine components. Thereafter, the Business Model FUNDMED - Clinical Research Fundraising was proposed supported by design techniques. Finally, the combination of the business model proposed and the approach to Design Thinking as an aid in the fundraising implementation on social startups. This term is recently being used to refer to non-profit institutions such as FUNDMED.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectClinical researchen
dc.subjectFinanciamento da pesquisapt_BR
dc.subjectPesquisa biomédicapt_BR
dc.subjectFundraisingen
dc.subjectProjetos de pesquisapt_BR
dc.subjectFundingen
dc.subjectCanvas business modelen
dc.subjectIndústria farmacêuticapt_BR
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectNon-profit institutionsen
dc.subjectSocial startupsen
dc.subjectDesign thinkingen
dc.titleCaptação de recursos para pesquisa clínica : definição de um modelo de negócio para atuação conjunta da Fundação Médica do RS, pesquisadores e instituições apoiadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001099463pt_BR
dc.degree.grantorHospital de Clínicas de Porto Alegrept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Pesquisa Clínicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record