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dc.contributor.advisorBosa, Cleonice Alvespt_BR
dc.contributor.authorLampert, Simone Steyerpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T04:01:35Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202545pt_BR
dc.description.abstractNos últimos anos, o conhecimento acerca das manifestações precoces do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou seja, a presença de sinais comportamentais que ocorrem cedo no desenvolvimento, tem aumentado significativamente. Isso tem oportunizado à criança um benefício quanto à possibilidade de intervenções mais cedo possível, as quais contribuem reduzindo o risco da manifestação mais severa dos sintomas e melhorando o prognóstico. No entanto, o diagnóstico tardio ainda é uma realidade mundial. Por esse motivo, desenvolver estratégias para o reconhecimento de sinais precoces tem sido considerado uma das prioridades na pesquisa em TEA, principalmente no contexto de saúde pública. Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo principal avaliar os resultados do programa de capacitação dirigido à Atenção Básica em Saúde, com vistas à identificação precoce dos sinais de alerta para o TEA, tendo como base a avaliação da sua efetividade. Inicialmente, no primeiro capítulo, são apresentados os principais conceitos teóricos desenvolvimentais utilizados, bem como os princípios de efetividade considerados na metodologia de avaliação. O segundo capítulo é constituído por uma proposta de artigo, no qual se apresenta um estudo empírico de cunho quase-experimental, com delineamento de pré e pós-teste, cujo objetivo foi avaliar a efetividade do programa de capacitação direcionado a 20 agentes comunitários de saúde (ACS) dos serviços de Atenção Básica em Saúde. Neste documento, são descritas as teorias que sustentam os princípios da identificação precoce do transtorno, assim como a definição das variáveis utilizadas na avaliação da sua efetividade. Apresenta-se, também, o método, englobando os eixos programáticos que foram abordados na capacitação e os instrumentos de avaliação da sua efetividade. Os resultados apontaram que houve um aumento significativo nos níveis de conhecimento dos ACS, tanto no que diz respeito aos marcos do desenvolvimento típico quanto no que se refere aos sinais de alerta do TEA. Também foi possível constatar que mais de 70% dos ACS referiram sentir-se satisfeitos com a capacitação, tanto ao final do programa de capacitação quanto no follow up, que mediu a aplicabilidade dos conhecimentos na prática. Por fim, são apresentados os perfis de 4 crianças identificadas pelos ACS como crianças em risco para o TEA, após 4 meses de finalização da capacitação. Destaca-se que, apesar da avaliação por experts ter confirmado o risco para o TEA em apenas 2 crianças, todas apresentavam comprometimentos em indicadores comportamentais considerados sinais de alerta para o TEA. No capítulo final, são apresentadas considerações críticas finais, ampliando a discussão a respeito dos efeitos positivos da capacitação. Desse modo, tomados em conjunto, os achados do presente estudo demonstraram que: a) foram produzidas evidências preliminares de que o programa de 8 capacitação em identificação de sinais de alerta do TEA ampliou o conhecimento dos ACS e gerou efeitos positivos nas ações direcionadas à prevenção e promoção da saúde, mesmo em aspectos tão específicos do desenvolvimento social e comunicativo; b) os achados apontaram que é possível desenvolver programas de capacitação em identificação precoce do TEA em níveis mais básicos de atenção em saúde de forma potencialmente efetiva.pt_BR
dc.description.abstractIn recent years, knowledge about the early manifestations of Autistic Spectrum Disorders (ASD), that is, the behavioral impairments that occur early in development, have increased significantly. This has lead to the possibility of intervention as earlier as possible thus helping to both reduce the risk of severity of symptoms and to improve prognosis. However, late diagnosis is still a global reality. Therefore, developing strategies for recognizing ASD early signs has been considered a research priority in this field, especially in the public health context. This is a pilot study designed to evaluate the potential effectiveness of a training program in the Primary Health Care, with a focus on the identification of early markers of ASD. In the first chapter, the main developmental theoretical concepts used as well as the effectiveness principles that were considered in the methodology are presented. The second chapter consists of a proposed article, which presents an empirical study of quasi-experimental nature, with a pre- and post-test design. The aim was to evaluate the effectivity of a training program directed to 20 Primary Health Care´s community health workers (ACS). In this article, the theories that support the principles of ASD early identification and the definition of the variables used in the evaluation of its effectiveness are described. It also presents the method comprising the program areas that were covered in the training and the effectiveness measures. The results showed that there was a significant increase in the ACS knowledge levels, both with respect to developmental milestones and to ASD early markers. It also appeared that more than 70% of ACS reported high levels of satisfaction with the training, both at the end of the training program and at the follow up, which measured the applicability of knowledge in practice. Finally, the profiles of 4 children identified by ACS as at risk for ASD, after four months of completion of training, were presented. It is noteworthy that, despite the fact that only 2 children had ASD risk confirmed by independent experts, all of them showed developmental delay similar to ASD behavioral markers. In the last chapter, final critical considerations are presented, extending the discussion of the positive effects of the training. Thus, taken together, the findings of this study showed: a) preliminar evidence that the ACS training program may contribute to the ASD early identification by increasing their knowledge and by generating positive effects of actions aimed at developmental prevention and promotion, even when specific developmental aspects such as the social and communicative ones are considered; b) the preliminar findings showed that it may be possible 10 to develop potentially effective training programs for early identification of ASD in the basic levels of primary health care.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAutistic Disorderen
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEfffectivenessen
dc.subjectDesenvolvimento socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da linguagempt_BR
dc.titleEfetividade de um programa de capacitação em identificação precoce do transtorno do espectro autista na atenção básica em saúdept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001081958pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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