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dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorKampf, Felipe Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T04:04:08Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0101-4846pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203622pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, veriicamos os efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos padrões de VOT de plosivas iniciais do Inglês por aprendizes brasileiros. O experimento consistiu em um pré-teste, um pós-teste imediato e dois pós-testes postergados. O primeiro pós-teste postergado foi realizado um mês após o treinamento, e o último, três anos mais tarde. Os resultados mostraram um aumento tímido nos índices de identiicação por parte do Grupo Experimental, não tendo sido verifcado um aumento nas durações de VOT entre o pré-teste e o último pós-teste. Através destes dados, chamamos a atenção para a necessidade de uma abordagem de treinamento perceptual conjugada a atividades adicionais de conscientização acerca dos aspectos fonético-fonológicos, além de integrada a uma exposição contínua às formas-alvo.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we investigate the efects of perceptual training on the perception and production of word-initial VOT patterns in English by Brazilian learners. he experiment consisted of a pre-test, a post-test and two delayed post-tests. he irst delayed post-test took place one month ater training, while the second one took place three years later. he results show a slight increase in the identiication rates by the Experimental Group, and no signiicant increase between the pre-test and the inal post-test in the production data. Based on these results, we draw attention to the need of associating perceptual training with additional awareness-raising tasks on phonetic-phonological aspects, combined with a continuous exposure to the target forms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIlha do desterro : a journal of language and literature. Florianópolis, SC. Vol. 72, n. 3 (set./dez. 2019), p. [375]-399pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua inglesa (segunda língua)pt_BR
dc.subjectPerceptual trainingen
dc.subjectWord-initial plosivesen
dc.subjectVoice Onset Timept_BR
dc.subjectPlosivapt_BR
dc.subjectPronunciation teachingen
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.titleEfeitos de longo prazo do treinamento perceptual na percepção e produção das plosivas iniciais surdas do inglês por estudantes brasileiros : implicações para o ensino de pronúnciapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001104755pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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