Mostrando ítems 1-13 de 13

    • Arte negra: narrativas libertadoras 

      Pirajira, Thiago (2019) [Contribución a revista]
      O ensaio apresenta as obras do projeto ‘Arte Negra na Escola’, destaques do 12º Prêmio Açorianos 2019. O material que foi desenvolvido pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS/PROREXT), discute sobre a ...
    • O Brexit e a crise do multilateralismo 

      Klein, Samantha (2019) [Contribución a revista]
      Trata da saída do Reino Unido da União Europeia e os possíveis impactos que isso pode trazer para diversos setores da sociedade, dando destaque a setores que envolvem a educação, a assistência e empregos.
    • Carta aos leitores, n. 223 

      Cardoso, Everton (2019) [Contribución a revista]
    • A cilada da ciência 

      Guaragna, Regina Maria (2019) [Contribución a revista]
      O artigo aborda a importância do diálogo entre diferentes áreas do conhecimento para a construção científica. Trata da educação emancipatória para refletir a criação da disciplina Fundamentos de Filosofia e História da ...
    • Da extensão ao currículo 

      Costa, Fernanda da; Silveira, Jacira Cabral da (2019) [Contribución a revista]
      Aborda a curricularização da cultura dentro das instituições de ensino. Na UFRGS, essa prática acontece por meio da disciplina Fundamentos de Filosofia e História da Ciência para a Educação Científica, oferecida pelo ...
    • Educação contra o racismo 

      Klein, Samantha (2019) [Entrevista]
      Em entrevista ao JU, a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Nilma Lino Gomes discute o racismo e que é necessário utilizar a educação como ferramenta para combater essa mazela social. Nilma também foi a ...
    • Gargalos do ensino básico 

      Klein, Samantha (2019) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda o desafio da formação de professores nas licenciaturas. Além disso, busca discutir sobre a desvalorização docente e os programas de incentivo como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
    • O incêndio continua 

      Henkin, Natalia (2018) [Entrevista]
      Entrevista com Luiz Guilherme Vergara, professor do Departamento de Artes, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Trata do incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, ocorrido em 02/09/2018, do papel educativo e da ...
    • Jornal da Universidade, 2017, v. 20, n. 203, jul. Caderno JU, n. 49 

      Silveira, Jacira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Secretaria de Comunicação Social, 2017) [Fascículo de periódico]
      Trata do hábito de leitura de gaúchos, frequentadores de bibliotecas públicas e comunitárias e expõe a falta de profissionais especializados nas bibliotecas públicas de todo Estado do Rio Grande do Sul. Entrevista usuários ...
    • Liberdade e compromisso com a democracia 

      Chala, Ânia; Henkin, Natalia (2018) [Contribución a revista]
      Diante da eleição do novo governo Jair Bolsonaro, reitores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, abordam as consequências ...
    • MEC propõe novo modelo de universidade 

      Oppermann, Rui Vicente (2019) [Contribución a revista]
    • Nova luta estudantil 

      Costa, Fernanda da (2020) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda a situação das Universidades sob a gestão do presidente Jair Bolsonaro. O texto relfete sobre as ações dos movimentos estudantis e das perspectivas para o ano letivo de 2020.
    • Retrocesso educacional 

      Becker, Fernando (2019) [Contribución a revista]
      O artigo aborda a obra, a trajetória e a importância de Paulo Freire. Além disso, faz uma breve discussão sobre alguns sinais de retrocessos na educação brasileira.