Mostrando ítems 19-38 de 57

    • Da extensão ao currículo 

      Costa, Fernanda da; Silveira, Jacira Cabral da (2019) [Contribución a revista]
      Aborda a curricularização da cultura dentro das instituições de ensino. Na UFRGS, essa prática acontece por meio da disciplina Fundamentos de Filosofia e História da Ciência para a Educação Científica, oferecida pelo ...
    • Decisões perigosas 

      Pastl, Carolina (2019) [Contribución a revista]
      A reportagem discute sobre quatro grandes projetos de mineração no Rio Grande do Sul, até então em tramitação, quais são os seus impactos para a população e o meio ambiente, além de abordar as alternativas para a não ...
    • O desafio da escolha 

      Lima, Bárbara; Ewald, Felipe (2019) [Contribución a revista]
      Aborda as dificuldades relacionadas à aprendizagem na graduação, frente à necessidade da profissionalização, demonstrando, a partir de diversos relatos, as dúvidas e as expectativas dos alunos quanto ao mercado de trabalho.
    • Descobrir-se pesquisadora 

      Costa, Karoline (2020) [Contribución a revista]
      A matéria aborda a possibilidade de alunos da graduação iniciarem sua carreira científica na Universidade. Além do importante trabalho para a Instituição, a atividade pode ser fonte de renda para os estudantes e uma forma ...
    • Diálogos em pintura 

      Acosta, Emerson Trindade; Cardoso, Everton (2019) [Contribución a revista]
      Aborda a criação de um coletivo de pintura, chamado Atelier Aberto Studio P, que une artistas, professores e alunos. Reflete sobre as mudanças de percepção da arte, em especial da pintura, ao longo dos anos, e da importância ...
    • Diversidade na pós-graduação 

      Henkin, Natalia (2018) [Contribución a revista]
      Aborda as Ações afirmativas na UFRGS, a reserva de vagas para pessoas trans em cursos de Pós-graduação, além das dificuldades e preconceitos enfrentados pelos egressos.
    • Educação mais inclusiva 

      Trindade, Emerson (2019) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda as iniciativas da UFRGS para tornar a leitura universal com o programa LEIA (Leitura, Informação e Acessibilidade). Outro projeto, o Cor@gem, incentiva adolescentes portadores de fibrose cística a ...
    • Em busca de perspectivas 

      Ewald, Felipe (2018) [Contribución a revista]
      A reportagem investiga as dificuldades de pesquisadores, com doutorado concluído, encontrarem uma oportunidade de colocação profissional. Muitos encontram uma saída transitória na realização de um pós-doutorado em sua área.
    • Ensinar para aprender 

      Provenzi, Júlia (2020) [Contribución a revista]
      A matéria aborda a importância do Pibid na formação dos novos professores da educação básica e os desafios que o programa enfrenta pelos cortes de verba. A ideia da iniciativa é mostrar aos licenciados o espaço relevante ...
    • O foco está no servidor 

      Klein, Samantha (2019) [Contribución a revista]
      Reflete sobre os impactos da nova Reforma Previdenciária, destacando as diferentes consequências entre o funcionalismo público e privado.
    • Formação para ensinar 

      Pastl, Carolina (2019) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda as atividades realizadas pelo Centro de Formação Continuada de Professores (Forprof) frente à redução orçamentária na educação.
    • Gargalos do ensino básico 

      Klein, Samantha (2019) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda o desafio da formação de professores nas licenciaturas. Além disso, busca discutir sobre a desvalorização docente e os programas de incentivo como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ...
    • Homens possíveis 

      Lima, Bárbara (2020) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda os efeitos negativos da masculinidade tóxica construída em nossa sociedade. Além disso, aponta caminhos que diversos homens já estão seguindo para mudar essa realidade.
    • Hora de colocar em prática 

      Costa, Karoline; Henkin, Natalia (2019) [Contribución a revista]
      A reportagem traz as vivências dos estudantes do Câmpus Litoral Norte da UFRGS que cursam o Bacherelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BI). Eles contam os desafios e as oportunidades da escolha profissional.
    • Lavouras digitais 

      Borghetti, Lucas (2018) [Contribución a revista]
      Esse projeto da Escola de Engenharia, junto com o Instituto de Informática e a Faculdade de Agronomia, estuda as aplicações do drone em atividades agrícolas. Os drones contribuem para um melhor rendimento e qualidade nas ...
    • Liberdade e compromisso com a democracia 

      Chala, Ânia; Henkin, Natalia (2018) [Contribución a revista]
      Diante da eleição do novo governo Jair Bolsonaro, reitores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, abordam as consequências ...
    • Lições de um período de silenciamento 

      Acosta, Emerson Trindade (2020) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda a época da ditadura militar na Universidade, quando muitos professores foram injustamente expurgados pelas suas opiniões políticas. O texto trata também do reconhecimento desse ocorrido cinco décadas depois.
    • Ligação com a comunidade 

      Gomes, Isabel Linck (2019) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda o Programa de Educação Tutorial na UFRGS, a partir das vivências de alunos e professores. Ao todo, existem 16 grupos PET distribuídos em todas as áreas de conhecimento na Universidade.
    • Limites à autonomia 

      Ewald, Felipe Grune (2020) [Contribución a revista]
      A reportagem aborda as discussões em torno do projeto Future-se, proposto pelo Ministério da Educação. O debate gira em torno dos limites à autonomia universitária que poderiam surgir da implementação do programa.
    • Maratona de dados 

      Moretto, Henrique (2019) [Contribución a revista]
      Trata do I Datathon UFRGS, ocorrido em outubro de 2018, durante a IX Semana Acadêmica da Estatística. Mostra a importância de eventos como esse para a análise de dados públicos e para a formação de alunos em áreas das ...