Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKlein, Angela Lucianept_BR
dc.contributor.authorElesbão, Ivopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Marcelino dept_BR
dc.date.accessioned2019-12-24T03:59:33Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1677-6976pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203678pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da pesquisa foi analisar a função educativa desempenhada pela agricultura a partir do turismo rural pedagógico e suas relações com as funções social, ambiental, econômica, cultural e de saúde e segurança alimentar. Para tal, foram analisadas experiências nos estados de Santa Catarina e São Paulo e no Distrito Federal. Metodologicamente, utilizou-se abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e o uso de entrevistas semiestruturadas. Para a realização das entrevistas, definiu-se uma amostra intencional não probabilística onde foram entrevistados 22 empreendedores. Os resultados obtidos evidenciaram a multifuncionalidade na dimensão econômica ao possibilitar aos proprietários complementarem sua renda familiar; na dimensão social, com a melhoria da autoestima dos proprietários; na dimensão educativa ao possibilitar aos estudantes o contato com saberes e fazeres do meio rural; na dimensão ambiental por meio da educação ambiental, e, na dimensão de saúde e segurança alimentar, a partir do reconhecimento da origem dos alimentos. Conclui-se que a prática do turismo rural pedagógico pode se constituir em um instrumento importante para promoção da multifuncionalidade da agricultura.pt_BR
dc.description.abstracte objective of the research was to analyze the educational role played by agriculture from rural pedagogical tourism and its relations with social, environmental, economic, cultural and health and food safety functions. For this, experiences were analyzed in the States of Santa Catarina, São Paulo and Federal District. Methodologically, a qualitative approach was used, bibliographical research and the use of semi-structured interviews. For the interviews, a non-probabilistic intentional sample was defined where 22 entrepreneurs were interviewed. e results obtained evidenced the multifunctionality in the economic dimension by allowing the owners to complement their family income; In the social dimension, with the improvement of the selfesteem of the owners; In the educational dimension by enabling students to get acquainted with rural knowledge and activities; In the environmental dimension through environmental education, and in the health and food safety dimension, from the recognition of the origin of food. It is concluded that the practice of rural tourism education can be an important instrument to promote the multifunctionality of agriculture.en
dc.description.abstractEl objetivo de la investigación fue analizar la función educativa desempeñada por la agricultura a partir del turismo rural pedagógico y sus relaciones con las funciones social, ambiental, económica, cultural y de salud y seguridad alimentaria. Para ello, se analizaron experiencias en los estados de Santa Catarina y São Paulo y el Distrito Federal. Metodológicamente, se utilizó abordaje cualitativo, la investigación bibliográfica y el uso de entrevistas semiestructuradas. Para la realización de las entrevistas se definió una muestra intencional no probabilística donde fueron entrevistados 22 emprendedores. Los resultados obtenidos evidenciaron la multifuncionalidad en la dimensión económica al posibilitar a los propietarios complementar su ingreso familiar; En la dimensión social, con la mejora de la autoestima de los propietarios; En la dimensión educativa al posibilitar a los estudiantes el contacto con saberes y hacer del medio rural; En la dimensión ambiental a través de la educación ambiental, y en la dimensión de salud y seguridad alimentaria, a partir del reconocimiento del origen de los alimentos. Se concluye que la práctica del turismo rural pedagógico puede constituirse en un instrumento importante para la promoción de la multifuncionalidad de la agricultura.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno Virtual de Turismo. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 19, n. 2 (2019), p. [1-11]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical rural tourismen
dc.subjectTurismo ruralpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRural developmenten
dc.subjectMultifunctionalityen
dc.subjectAgriculturapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectTurismo rural pedagógicoes
dc.subjectDesarrollo rurales
dc.subjectMultifuncionalidades
dc.titleO turismo rural pedagógico promovendo a multifuncionalidade da agricultura : análise de três experiências desenvolvidas no Brasilpt_BR
dc.title.alternativePedagogical rural tourism promoting the multifunctionality of agriculture : analysis of three experiences developed in Brazilen
dc.title.alternativeEl turismo rural pedagógico promoviendo la multifuncionalidad de la agricultura : análisis de tres experiencias desarrolladas en Brasiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001105592pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples