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dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorBorba, Vildeane da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-27T04:03:15Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203809pt_BR
dc.description.abstractAnalisa as práticas e percepções da comunidade da Ciência da Informação (CI) brasileira em plataformas de mídias sociais na comunicação científica a partir da visibilidade dos artigos publicados em periódicos brasileiros e seus atores (Docentes e Discentes) por meio de uma perspectiva altmétrica. O estudo foi caracterizado como qualiquantitativo, pois analisa o comportamento de uma comunidade científica nas mídias sociais, correlacionando dados numéricos e estatísticos (altmétricos) com práticas e percepções de um grupo. Quanto aos procedimentos metodológicos foram empregados a revisão de literatura, com busca em base de dados; aferição de indicadores altmétricos, na utilização dos softwares Altmetric.com e Webometric Analyst e a aplicação de questionário para o levantamento junto a comunidade da CI brasileira. Como principais resultados relata-se que as plataformas de mídias sociais Mendeley, Twitter, Facebook e Blogs foram os provedores de dados que apresentaram dados altmétricos nos artigos de periódicos brasileiros em CI, com a cobertura de dados altmétricos entre 37,8% e 98,7%, tendo o periódico Transinformação a maior cobertura e o Brajis a menor cobertura. O Mendeley foi a plataforma de mídia social que apresentou a maior cobertura de dados altmétricos em todos os 13 periódicos brasileiros da CI analisados, tendo leitores para 2.022 artigos científicos dos 2.724 pesquisados; o Twitter apresentou dados altmétricos nos artigos de oito periódicos da CI, com 166 artigos compartilhados; o Facebook foi a terceira plataforma de mídia social que mostrou dados altmétricos para os periódicos analisados, compartilhando 56 artigos científicos; apenas sete periódicos tiveram dados altmétricos em blogs, com baixos registros de cobertura. Aproximadamente 50% da comunidade da Ciência da Informação brasileira utiliza as plataformas de mídias sociais como meio para promoção e divulgação de resultados de pesquisa, compreendendo os pesquisadores, estudantes de doutorado e professores as ocupações que mais utilizam este meio. A divulgação de informações científicas, interações pessoais e conexões profissionais foram as motivações com maiores porcentagens dentro da comunidade da CI brasileira. Além disso, a ampliação e aprofundamento de temáticas de pesquisa foi o fator mais importante para comentar ou discutir sobre publicações científicas em plataformas de mídias sociais. O número de compartilhamentos em plataformas de mídias sociais foi o tipo de métrica mais indicada pela comunidade da CI. Os autores que receberam registros altmétricos de suas produções, em sua maioria, não costumam acompanhar a atenção online que seus trabalhos receberam em plataformas de mídias sociais e, nesse público, as práticas de disseminação e compartilhamento da produção são realizadas por colegas de profissão e coautores. Considera-se que as menções de artigos dos periódicos brasileiros em CI no Mendeley, Twitter, Facebook e Blogs são indicadores do compartilhamento do artigo e talvez um possível prognóstico para a visibilidade que ele venha a ter. O quantitativo de menções, leitores e compartilhamentos de artigos pode influenciar ou ajudar usuários a encontrar pesquisas com maior visibilidade ou impactantes, considerando sua importância nestes novos canais de cooperação e difusão científica.pt_BR
dc.description.abstractThe research work analyzes practices and perceptions of the Brazilian Library and Information Science community on social media platforms from the visibility of articles published in Brazilian journals and their actors (Teachers and Students) through an altmetric perspective. The study employs a quali-quantitative approach as it analyzes a scientific community interaction through social media, correlating numerical and statistical (altmetrics) data with practices and perceptions of a group. Regarding the methodological procedures were used in the literature review, searching the database; measurement of altmetric indicators, using Altmetric.com and Webometric Analyst software and a survey with the Brazilian LIS community. The main results related to the social media platforms Mendeley, Twitter, Facebook and Blogs were the data providers that showed altmetric data for Brazilian journal articles in LIS, with altmetrics data coverage between 37,8% and 98,7%. The Transinformação journal had the largest coverage and Brajis the smallest. Mendeley was a social media platform that exhibited greater coverage of altmetrics data across all 13 LIS journals analyzed, with readers for 2,022 scientific articles out of the 2724 analysed; Twitter shows altmetric data for LIS journal articles, with 166 shared articles; Facebook was the third social media platform that displayed altmetrics data for the analyzed journals, sharing 56 articles; only seven journals had altmetrics data on blogs, with low coverage records. Approximately 50% of the Brazilian LIS community uses social media platforms as a means to promote and disseminate research results, with researchers, doctoral students and teachers comprising the occupants who use this medium the most. The dissemination of scientific information, personal interactions and professional connections were the motivations with the highest percentages within the Brazilian LIS community. In addition, the expansion and deepining of research topics were the most important factors to promote comments and discussions about scientific publications on social media platforms. The number of shares on social media platforms was the metric type most frequently indicated by the LIS community. The majority of authors whose articles received altmetric scores do not usually follow the online attention their work received on social media platforms, and for them documents dissemination and sharing practices are performed by co-workers and co-authors. The mentions of articles from LIS Brazilian journals in Mendeley, Twitter, Facebook and Blogs may be indicators of the sharing of the article and perhaps a possible prediction of its visibility amongs the community. The number of articles mentions, readers, and shares can influence or help users find research works that are more visible or impactful, given the importance of these new channels for scientific cooperation and diffusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAltmetricsen
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectScientific communicationen
dc.subjectIndicadores científicospt_BR
dc.subjectBrazilian journals in Information Scienceen
dc.subjectCientometriapt_BR
dc.subjectBrazilian Community in Information Scienceen
dc.titlePráticas e percepções da comunidade da Ciência da Informação brasileira sobre plataformas de mídias sociais na comunicação científica : um diálogo com a altmetriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001107483pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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