Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrasson, Jéssica Serafimpt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-28T04:00:42Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2175-8042pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/203956pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender os elementos que constituem o processo de socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Para tanto, foi realizada uma pesquisa etnográfica com dois professores de Educação Física, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS. Utilizamos como instrumentos de obtenção de informações o diário de campo e a entrevista semiestruturada. Neste estudo, compreendemos a socialização docente como um processo, constituída por uma tríade: identidades, cultura escolar e subjetividades. Compreendemos também que a socialização docente é um fenômeno complexo, não linear e que se constrói em momentos de individualização e em momentos de coletividade, de forma dialética. Estudar esse processo significou compreender os tempos e espaços de cada sujeito envolvido e, ainda, o seu meio social.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to investigate the educational process of Physical Education (PE) teacher socialization in first years of education. An ethnographic study was conducted. Two PE teachers from public schools of Porto Alegre/RS were investigated. We observed that PE teachers goes through a socialization process where a triad appears: identities, school culture and subjectivities. We also understand that teacher socialization is a complex, non-linear phenomenon that is constructed in moments of individualization and in collective moments, in a dialectical way. Studying this process meant understanding the times and spaces of each subject involved and, also, their social environment.en
dc.description.abstractEste artículo tiene como objetivo comprender los elementos que constituyen el proceso de socialización docente de profesores de Educación Física principiantes en la carrera docente. Para eso, se ha realizada una investigación etnográfica con dos profesores de Educación Física en dos escuelas de la Red de Enseñanza del Ayuntamiento de Porto Alegre/RS. En este estudio se comprende la socialización como un proceso, constituida por una tríada: identidades, cultura escolar y subjetividades. Comprendemos también que la socialización docente es un fenómeno complejo, no lineal y que se construye en momentos de individualización y en momentos de colectividad, de forma dialéctica. Estudiar ese proceso significó comprender los tiempos y espacios de cada sujeto involucrado y, aún, su medio social.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 31, n.57 (jan./mar. 2019), p. 01-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher socializationen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical education teacheren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFirst-year teacheren
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectSocialización docentees
dc.subjectProfesor de educación físicaes
dc.subjectProfesor principiantees
dc.titleIdentidade(s), cultura escolar e subjetividades : os fios que constituem o processo de socialização docente dos professores de Educação Física iniciantes na carreira docentept_BR
dc.title.alternativeIdentity(s), school culture and subjectivities : the threads that constitute the process of teacher socialization of Physical Education teachers beginners in the teaching careeren
dc.title.alternativeIdentidad(es), cultura escolar y subjetividades : los hilos que constituyen el proceso de socialización docente de profesores de Educación Física principiantes en la carrera docentees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001096085pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples