Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKeller, Guilherme Freitaspt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Alice Munzpt_BR
dc.contributor.authorVelho, Cassiane Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T04:08:34Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2176-0756pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204334pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Identificar as ações estratégicas que devem ser priorizadas pelos escritórios contábeis de pequeno porte da cidade de Porto Alegre/RS no processo decisório para maximizar a possibilidade de atingir os objetivos estratégicos. Método: Pesquisa qualitativa exploratória e descritiva composta por duas etapas. Inicialmente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores sócios-proprietários de quatro escritórios contábeis com a finalidade de identificar elementos predominantes do planejamento estratégico, mediante análise de conteúdo operacionalizada com o auxílio do software QSR NVivo 11. Posteriormente, os resultados obtidos forneceram subsídios para a segunda etapa que buscava analisar o grau de pertinência de suas ações estratégicas em relação aos objetivos, por meio da Lógica Fuzzy viabilizada pelo software Matlab R2012 Originalidade/Relevância: Utilização de uma metodologia não usualmente empregada na área de ciências sociais aplicadas para compreensão de um fenômeno com aporte teórico consolidado. Resultados: Identificou-se a existência de seis objetivos estratégicos latentes: aprimorar os controles internos e aperfeiçoar processos; reestruturar a empresa; promover a marca; ser referência em qualidade e sustentabilidade; aumentar o faturamento, e; manter ou aprimorar o nível técnico dos colaboradores. Constatou-se a existência de um número maior de variáveis concernentes ao ambiente externo do que ao interno, além de que nem todas as ações que os escritórios adotam são suficientemente pertinentes para atingir os objetivos estratégicos de forma satisfatória. Contribuições teóricas/metodológicas: Utilização de métodos de pesquisas complementares para a compreensão de um fenômeno que apesar de contribuir para o processo decisório das organizações, geralmente não é implementado pelas empresas prestadoras de serviços contábeis, sobretudo as de pequeno porte.pt_BR
dc.description.abstractPurpose: To identify the strategic actions that should be prioritized by the small accounting service companies of Porto Alegre/RS in the decision making process to maximize the possibility of achieving the strategic objectives. Method: Exploratory and descriptive qualitative research consisting of two steps. Initially, semistructured interviews were conducted with managing partners of four accounting service companies in order to identify predominant elements of strategic planning, through content analysis operationalized with the aid of QSR NVivo 11 software. Later, the results provided subsidies for the second one. This stage sought to analyze the degree of relevance of its strategic actions in relation to the objectives through the Fuzzy Analysis made possible by the Matlab R2012 software. Originality/Relevance: Use of a methodology not usually employed in the area of applied social sciences to understand a phenomenon with consolidated theoretical support. Results: Six latent strategic objectives were identified: improving internal controls and improving processes; restructure the company; promote the brand; be a reference in quality and sustainability; increase revenues, and; maintain or improve the technical level of employees. It was found that there are a greater number of variables concerning the external environment than the internal one, and not all the actions that the accountig service companies take are sufficiently pertinent to achieve the strategic objectives satisfactorily. Theoretical/methodological contributions: Use of complementary research methods to understand a phenomenon that, although contributing to the decision making process of organizations, is generally not implemented by accounting service companies, especially small ones.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estratégia - Iberoamerican Journal of Strategic Management. São Paulo, SP. Vol. 18, n. 4 (out./dez. 2019), p. [598]-614pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSWOT analysisen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic prioritiesen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectServiços contábeispt_BR
dc.subjectManagement toolsen
dc.subjectLógica fuzzypt_BR
dc.titleRelevância do planejamento estratégico no processo decisório das empresas prestadoras de serviços contábeis : uma análise com o auxílio da lógica Fuzzypt_BR
dc.title.alternativeRelevance of strategic planning in the decision-making process of accounting service companies : a fuzzy analysisen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001109421pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples