Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorrent, Hudson da Silvapt_BR
dc.contributor.authorRasche Júnior, Fábio Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-17T04:10:48Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204500pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva avaliar o efeito das práticas de gestão escolar adotadas pelos diretores em relação ao desempenho dos estudantes do 5o ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras na Prova Brasil 2017. Propomos um Índice de Práticas de Gestão (IPG) de caráter contínuo e multivalorado com base nos questionários contextuais do SAEB 2017 a fim de medir o nível de práticas empregado em cada uma das escolas. Verificamos que a probabilidade de notas maiores ocorre para escolas pertencentes ao tercil superior do IPG. Ainda, pelo método de Mínimos Quadrados Ordinários, inferimos que o IPG possui correlação significativa e positiva com o resultado dos estudantes, tanto em matemática como em português. Por fim, aplicamos o método de Escore de Propensão Generalizado (GPS) e função Dose-Resposta (DR) com o intuito de mitigar possíveis problemas relacionados a viés de seleção na identificação do efeito do nível empregado de práticas de gestão sobre desempenho. Ao considerarmos apenas características do estudante e de sua família na estimação do GPS, notamos que o efeito marginal do níıvel empregado do IPG é inicialmente negativo, mas em seguida aumenta para níveis maiores de tratamento. Quando incluímos informações sobre o professor, diretor e escola, nossos resultados apontam que níveis maiores de empregabilidade do IPG estão relacionados a maiores resultados potenciais médios dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to evaluate the effect of school management practices adopted by the principals in relation to the performance of 5th grade students of Brazilian public schools at Prova Brasil 2017. We propose a continuous and multivalued Management Practice Index (IPG) based on contextual questionnaires from SAEB 2017 to measure the level of practice employed in each of the schools. We found that the probability of higher grades occurs for schools belonging to the upper tertiary of the IPG. Still, by the Ordinary Least Squares method, we infer that the IPG has a significant and positive correlation with the students’ achievement, both in mathematics and in portuguese. Finally, we apply the Generalized Propensity Score (GPS) and Dose Response (DR) function method in order to mitigate potential selection bias problems to identify the effect of the level of management practices employed on performance. Considering only student and family characteristics in GPS estimation, we note that the marginal effect of the employed level of IPG is initially negative, but then increases to higher levels of treatment. When we include information about the teacher, principal, and school, our results indicate that higher levels of IPG employability are related to higher average potential student outcomes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectEconomics of educationen
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEducational production functionen
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectSchool management practicesen
dc.subjectGeneralized Propensity Scoreen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDose-Response Functionen
dc.subjectMultivalued and continuous treatmenten
dc.titlePráticas de gestão escolar e o desempenho dos estudantes de escolas públicas : uma análise para o caso brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coComim, Flavio Vasconcellospt_BR
dc.identifier.nrb001109758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples