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dc.contributor.authorFreitas, Gabriel Rodrigues Martins dept_BR
dc.contributor.authorPinto, Rodrigo Silveirapt_BR
dc.contributor.authorLeite, Márcia dos Angeles Lunapt_BR
dc.contributor.authorCastro, Mauro Silveira dept_BR
dc.contributor.authorHeineck, Isabelapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-15T04:19:17Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn2316-7750pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205908pt_BR
dc.description.abstractDeterminar as principais dificuldades enfrentadas por farmacêuticos brasileiros para exercerem suas atribuições clínicas. Trata-se de um estudo exploratório realizado a partir de um painel de especialistas, utilizando a técnica Delphi adaptada em duas rodadas, com farmacêuticos brasileiros membros de Grupos de Pesquisa em Farmácia Clínica, que tem contato direto com o paciente. Na primeira rodada, os participantes listaram dificuldades para exercer atribuições clínicas. Dois avaliadores independentes categorizaram estas dificuldades sendo medido o coeficiente Kappa para medir o grau de concordância. Um terceiro avaliador intervinha em valores menores que 0,40. Na segunda rodada, a categorização foi enviada aos participantes, que realizaram priorização por pontos. Partindo da soma das priorizações determinou-se a priorização das dificuldades de todo o grupo. 44 farmacêuticos clínicos participaram do estudo, sendo 72,7% do sexo feminino e com tempo de experiência atuando como farmacêutico clínico de 70,18 (±53,7) meses. Obtevese um elenco de 116 respostas, em que os dois avaliadores categorizaram em 12 dificuldades não obtendo concordância em apenas uma delas (única com k < 0,40). As três dificuldades priorizadas como mais importantes estão relacionadas com a formação profissional. As principais dificuldades levantadas pelos participantes indicam que a educação farmacêutica está diretamente envolvida na execução dos serviços clínicos. Uma reforma educacional, tanto nos cursos de graduação como pós-graduação, se faz necessária para a mudança no cenário no país.pt_BR
dc.description.abstractTo determine the main difficulties faced by Brazilian pharmacists to exercise their clinical attributions. This is an exploratory study from a panel of experts using the Delphi technique adapted in two rounds, with pharmaceutical Brazilian members of Research Groups in Clinical Pharmacy attending patients. In the first round, participants listed difficulties to perform clinical duties. Two independent reviewers categorized these difficulties being measured the kappa coefficient to measure the degree of agreement. A third evaluator intervened in values less than 0.40. In the second round, the categorization was sent to the participants, who performed prioritization on points. From the sum of the prioritization determined to prioritize difficulties around the group. 44 clinical pharmacists participated in the study, 72.7% female and long experience working as a clinical pharmacist of 70.18 ± 53.7 months. There was obtained a list of 116 responses in the two evaluators 12 categorized into difficulties, not obtaining agreement of only one of them. The three difficulties prioritized as most important are related to pharmaceutical education. The main difficulties raised by the participants indicates that the pharmaceutical education is directly involved in the conduct of clinical services. Educational reform is needed to change the scenario in the country.en
dc.description.abstractDeterminar las principales dificultades encontradas por los farmacéuticos de Brasil para ejercer sus asignaciones clínicas. Se trata de un estudio exploratorio de un panel de expertos utilizando la técnica Delphi adaptado en dos rondas, con miembros brasileños farmacéuticas de grupos de investigación en Farmacia Clínica, que tiene contacto directo con los pacientes. En la primera ronda, los participantes enumeran las dificultades para llevar a cabo tareas clínicas. Dos revisores independientes clasifican estas dificultades están midiendo el coeficiente kappa para medir el grado de acuerdo. Un tercer evaluador intervino en valores inferiores a 0,40. En la segunda ronda, la clasificación fue enviado a los participantes, que llevan a cabo el establecimiento de prioridades en los puntos. De la suma de la priorización determinada para dar prioridad a las dificultades de todo el grupo. 44 farmacéuticos clínicos participaron en el estudio, el 72,7% de mujeres y larga experiencia de trabajo como farmacéutico clínico de 70,18 ± 53,7 meses. Se obtuvo una lista de 116 respuestas en los dos evaluadores 12 categorizados en dificultades, no obtener el acuerdo de sólo uno de ellos. Las tres dificultades más importantes y prioritarias están relacionadas con la formación clínica. Las principales dificultades planteadas por los participantes indica que la educación farmacéutica está implicado directamente en la dirección de los servicios clínicos. Es necesaria una reforma educativa para cambiar el escenario en el país.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de farmácia hospitalar e serviços de saúde. São Paulo. Vol. 7, n. 3 (jul./set. 2016), p. 35-41pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFarmáciapt_BR
dc.subjectAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subjectEducação em farmáciapt_BR
dc.subjectCompetência clínicapt_BR
dc.titlePrincipais dificuldades enfrentadas por farmacêuticos para exercerem suas atribuições clínicas no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeMain difficulties faced by pharmacists to exercise their clinical attributions in Brazil en
dc.title.alternativePrincipales dificultades enfrentadas por los farmacéuticos para el ejercicio de sus asignaciones clínicas en Brasil es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001112054pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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