Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPavão, Antônio Carlospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jackson Rubem Rosendopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T04:11:26Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206268pt_BR
dc.description.abstractA falta de perspectivas de ampliação dos investimentos na rede pública de ensino no Brasil incentiva, de forma dramática, a busca de mecanismos alternativos para o ensino de qualidade, especialmente, na área das Ciências no Ensino Básico. Esta pesquisa fundamenta-se em algumas prerrogativas construídas a partir de estudos e experiências, envolvendo metodologias investigativas sobre o ensino de Ciências, tomando como base a tríade ensino, pesquisa e extensão. O estudo teve como objetivo: Investigar como as Metodologias Ativas influenciam na percepção dos alunos no Ensino de Ciências Fazendo Ciências. A metodologia utilizada foi a qualitativa, do tipo observação dos participantes de cunho exploratório. Os estudantes participaram, de maneira voluntária, condicionando-se apenas pela assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A pesquisa deu-se por meio de questionários, “Oficinas de Ciências” e “Trilhas Interpretativas” com a temática geral sobre a área de conhecimento de Ciências Biológicas, realizadas dentro e fora do ambiente escolar. A metodologia aplicada nas “Oficinas Temáticas” e “Trilhas Interpretativas” das Escolas foi a mesma objetivando comparar os resultados, se haveria similaridade nas respostas. Para tanto, foram abordadas temáticas de situações-problema referentes ao cotidiano de cada escola. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes afirmou gostar das aulas que envolvem o estudo de Ciências; que as estratégias investigativas como “Trilhas Interpretativas”, utilizadas como ferramentas metodológicas de Metodologias Ativas, fomentaram o surgimento de empoderamento dos alunos enquanto atores sociais atuantes em suas comunidades e que Feiras de Ciências, ainda que não façam parte do currículo escolar, têm contribuído de forma significativa na formação humana e do cidadão universal. Dessa forma, a pesquisa demonstrou a necessidade e importância de se implementar a metodologia de forma investigativa sobre o Ensino de Ciências no Ensino Médio; contudo, sugerem-se mais estudos sobre a temática no sentido de contribuir com maior clareza sobre os aspectos educacionais, culturais e contextuais sobre o Ensino da Ciência por meio da metodologia investigativa.pt_BR
dc.description.abstractThe lack of increasing investments in the Brazilian public school system has prompted the urgent search for alternative mechanisms to provide quality teaching, especially in elementary science instruction. The present research is based on a number of prerogatives constructed from previous studies and experiences involving investigative methodologies related to science teaching, using the teaching-research-extension triad. The aim of the study was to investigate how active methodologies influence students’ perception of “Sciences Making Sciences” teaching. This is a qualitative exploratory study using participant observation. The students and gave their written informed consent to participate in the research. The study consisted of “Science Workshops” and “Interpretative Trails” questionnaires on the Biological Sciences, applied within and outside the school setting. The methodology used in “Thematic Workshops” and “Interpretative Trails” at the schools was the same, in order to compare the results and determine if similar answers would be obtained. To that end, problem situations related to each school were investigated. The findings demonstrated that most of the students enjoyed the science classes; that investigative strategies such as “Interpretative Trails”, used as methodological tools empowered students as social actors in their communities and that science fairs, despite not being part of school curricula, have contributed significantly to human formation and universal citizens. As such, the study shows the need and importance of implementing the methodology in secondary school science teaching. However, it is suggested that further studies be conducted on the issue in order to help elucidate the educational, cultural and contextual aspects of science teaching using the investigative methodology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectScience fairen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectFeira de ciênciaspt_BR
dc.subjectActive methodologiesen
dc.subjectInterpretive trailsen
dc.titlePercepção de alunos do ensino médio quanto ao uso das metodologias ativas no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativePerception of secondary school students on the use of active methodologies in science teaching en
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001112726pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples