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dc.contributor.advisorCuervo, Luciane da Costapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Eliana Pires dospt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T04:17:19Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206631pt_BR
dc.description.abstractA partir de uma revisão bibliográfica sobre vocalise e temáticas relacionadas à produção vocal, a presente pesquisa busca compreender as contribuições técnicas e musicais das vocalises no contexto do repertório musical popular brasileiro. Como forma de refletir os estudos teóricos realizados em um exercício prático, a etapa final do trabalho consiste na elaboração de vocalises tendo como base a canção O Som da Pessoa, de Gil e Fonteles, arranjada e adaptada para coro por Fonterrada. Como resultados dos estudos realizados, conclui-se que a adaptação ou criação de vocalises devidamente contextualizados ao repertório popular pode ser um recurso que qualifica a performance musical do coro, ao contemplar as especificidades da prática do canto coletivo em aspectos técnicos e estéticos de cada canção. Percebe-se também que há espaço a ser explorado em novos estudos, no que diz respeito à música popular brasileira arranjada para coros, pois há uma lacuna de materiais publicados nesse sentido. Constata-se, ainda, que a qualificação técnico-musical do coro não é exclusiva das vocalises, mas também de todo um conjunto de conhecimentos da produção vocal, das técnicas vocais (se popular ou erudita), além da relação aluno-professor com o compromisso com o ensino e a aprendizagem múltipla (musical, social e psíquica)pt_BR
dc.description.abstractBased on a bibliographic review on vocalise and themes related to vocal production, this research seeks to understand the technical and musical contributions of the vocalise in the context of the popular musical repertoire in Brazil. As a way to reflect the theoretical studies carried out in a practical exercise, the final stage of the work consists in the elaboration of vocalises based on the song O Som da Pessoa, by Gil and Fonteles, arranged and adapted for choir by Fonterrada. The study concluded that the adaptation or creation of vocalises properly contextualized to the popular repertoire can be an expedient that qualifies the musical performance of a choir, by contemplating the specificities of collective singing regarding the technical and aesthetic aspects of each song. Additionally, there is a space to be explored by new studies in regard to brazilian popular songs arranged for choir, since there is a lack of materials published in this sense. It becomes evident that the technical-musical qualification of a choir is not an exclusivity of vocalises, but also of a whole body of knowledge in vocal production, vocal techniques (whether popular or classical), as well as of the relationship of students and teachers with the commitment to teaching and multiple learning (musical, social and psychic)en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVocaliseen
dc.subjectVocalisept_BR
dc.subjectCoro (Música)pt_BR
dc.subjectChoiren
dc.subjectMúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian popular musicen
dc.titleAnálise e criação de vocalises : uma discussão a partir da canção O Som da Pessoa, de Gil e Fontelespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112512pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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