Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCuervo, Luciane da Costapt_BR
dc.contributor.authorPinto, Priscila de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:13:38Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206687pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado a fim de estudar e compreender as preferências musicais de estudantes dos anos finais da escola, com foco na rede pública estadual na cidade de Porto Alegre. O trabalho foi organizado e desenvolvido em três etapas: uma pesquisa de fundamentação teórica sobre o tema “preferências musicais”, incluindo os conceitos adotados durante as reflexões e o seu estado da arte; uma segunda parte dedicada a uma contextualização sobre o público-alvo conduzido pela autora, em atividades vinculadas a programas acadêmicos numa escola pública estadual de Porto Alegre; e a terceira etapa do trabalho, a qual se refere à concepção de um questionário de levantamento de dados, no contexto da pesquisa qualitativa em música, com perguntas abertas e fechadas, com o intuito de oferecer um modelo cuja aplicação possa ser realizada em públicos semelhantes a este estudado, com possíveis reflexos no planejamento pedagógico. Vislumbram-se como possíveis desdobramentos dessa pesquisa a compreensão da relação que os estudantes possuem com a música, como a mesma se mostra presente em seu meio social, fornecendo subsídios para que o docente possa estreitar as relações e construir meios de identificação com o corpo discente.pt_BR
dc.description.abstractThis work was carried out to study and understand the musical preferences of students in their final years of school, focusing on public schools in the city of Porto Alegre. The work was organised and developed in three stages: a theoretical research on the theme of “musical preferences,” including concepts adopted during the reflections and their state of the art; a second part with a contextualisation of the target group led by the author in activities related to academic programmes in a Porto Alegre public school; and the third stage of the work, comprising the creation of a questionnaire for data collection within the context of qualitative research in music, with open-ended and closed-ended questions, in order to offer a model that can be applied to other similar groups, with possible reflexes on pedagogical planning. Possible developments from this research may be an understanding the relationship of students with music and how music is present in their social environment, providing a data set to enable teachers to forge closer ties and build means of identification with the student body.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusical educationen
dc.subjectMusical preferencesen
dc.subjectPreferência musicalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectIdentityen
dc.subjectMusic in basic educationen
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleGêneros musicais : a busca pela compreensão das preferências de estudantes dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112406pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationMúsica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples