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dc.contributor.advisorCosta, Cristiano Bedin dapt_BR
dc.contributor.authorNazario, Sofia Sanvicentept_BR
dc.date.accessioned2020-03-14T04:17:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206785pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como intuito pensar a prática docente a partir da construção de um comum em sala de aula. O primeiro movimento é tentar compreender como a trajetória biográfica influenciou a docência, principalmente, na constituição de um comum, enquanto pressuposto para um viver-junto. Para isso, mobiliza-se o amor como afeto, além de dois dispositivos: a atenção e a cidade. Relata-se, assim, as ferramentas experimentadas em sala de aula para a tentativa do estabelecimento desse comum. A partir do amor, discute-se a realização do Círculo de construção de paz, através da atenção, a prática do caderno de campo e, a partir da cidade, a realização de um mural sobre direito à cidade. Observa-se que a construção de um comum é fundamental para a ocorrência da troca pedagógica, já que a partir das condições de possibilidade criadas por ele, é possível uma aula desejada e construída por docentes e discentes.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectBem comumpt_BR
dc.subjectAmorpt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.titleA construção de um comum na sala de aula : a defesa do amor, da atenção e da cidade na prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113405pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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