Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiordani, Liliane Ferraript_BR
dc.contributor.authorRibas, Nilseia Lapresapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-19T04:14:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206855pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão do Curso de Pedagogia teve como objetivo analisar a aplicação dos jogos de tabuleiro no contexto escolar, em particular, nas séries iniciais do ensino fundamental. Foi feita uma pesquisa qualitativa com estudo de caso através do registro em diário de campo. Os jogos de tabuleiro, enquanto instrumento pedagógico foram explorados como uma alternativa para qualificar o processo de ensinoaprendizagem. O material para a aplicação da pesquisa foi obtido através do Programa de Extensão da UFRGS “Jogos Lógicos de Tabuleiro” (LoBoGames). A pergunta que dá origem a essa investigação é: Quais os benefícios e a viabilidade de inserção dos jogos de tabuleiros no currículo escolar?. A produção dos dados se deu na Escola Estadual Canadá, uma escola de tempo integral, situada em uma zona rural no município de Viamão, RS. As atividades foram realizadas no primeiro semestre de 2019, uma vez por semana, com quatro turmas do 2º ao 5° ano, totalizando 17 encontros e com uma média de 27 alunos por turma. Os balizadores teóricos que sustentam este trabalho se aproximam de autores que discutem o jogo (HUIZINGA, 2014) e (CALLOIS, 2017), a escola (GARCIA, 2012) e (MOREIRA, 2013), e a aprendizagem (PIAGET, 1978) e (VYGOTSKY, 1991). Foram analisados aspectos do desenvolvimento da criança, tais como a autonomia, o interesse, a competitividade, o cognitivo e a socialização. Os resultados mostraram que não apenas esses jogos representam um instrumento pedagógico viável para ser inserido no currículo escolar, com imenso potencial educativo, como também traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento escolar.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleJogos de tabuleiros movimentando a escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113921pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples