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dc.contributor.advisorOliveira, Diogo Losch dept_BR
dc.contributor.authorBarreto, Andréia Bornept_BR
dc.date.accessioned2020-06-18T03:35:21Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210395pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como propósito verificar, junto aos professores de Matemática do Município de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre do estado do Rio Grande do Sul, suas visões sobre a teoria e a prática da educação especial e inclusiva no município. Para elaborar este trabalho utilizamos um questionário contendo trinta e três questões, sendo aplicado em trinta professores da rede de ensino. Essas questões foram divididas em tópicos distintos: formação e qualificação docentes, educação inclusiva na escola e na prática do docente, e visão dos docentes sobre a sala de recursos de aprendizagem. A pesquisa analisou como tem sido a prática do docente em relação aos alunos com necessidades educacionais especiais, buscando associar a sua formação acadêmica e/ou continuada e suas metodologias e ferramentas utilizadas em sala de aula junto a este público bem como identificar como o município vem contribuindo com a formação desses profissionais para lidar com tal desafio. A análise dos resultados possibilitou identificarmos a existência de relutância por alguns professores quando o assunto é inclusão dos seus alunos, falta de motivação de alguns profissionais, ausência de formação para entendimento e realização de um trabalho específico para alunos de inclusão. Muitos docentes apontam as turmas com grande número de alunos, inexistência de investimento da mantenedora na qualificação dos mesmos, ausência de profissionais especializados para dar suporte aos docentes, desinteresse dos responsáveis pela educação do município em fornecer formação para os professores da rede, falta de estrutura das escolas, má remuneração dos profissionais e a falta de tempo pra se dedicar a qualificação de suas aulas e metodologias de ensino como dificuldades e desafios da educação inclusiva em Canoas. Os professores da rede Municipal de Canoas participantes da pesquisa sentem necessidade de apoio e acompanhamento de profissionais especializados em educação especial e inclusiva para que possam ministrar uma aula com qualidade para todos os alunos, sendo assim não ficarão lacunas na aprendizagem dos alunos. Através do presente trabalho, podemos concluir que existe certa lacuna na formação acadêmica e de conhecimentos dos professores em relação à educação especial e inclusiva, o que pode acabar interferindo na real implementação de uma política e prática da educação inclusiva nas escolas da rede municipal de Canoas. Além disso, foram apontadas também falhas e/ou problemas de estrutura das escolas, o que na opinião dos entrevistados também contribuiu para as dificuldades apresentadas.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to verify, with the Mathematics teachers of the Canoas city, their views on the theory and practice of special and inclusive education. We used a questionnaire containing thirty-three questions and applied to thirty elementary school teachers. These questions were divided into distinct topics: teacher education and qualification, inclusive education in school and teacher practice, and teachers' view of the learning resource room. The research analyzed how these teacher's does their learning practice in relation to students with special educational needs. The analysis of the results allowed us to identify the existence of reluctance by some teachers when it comes to the inclusion of their students, lack of motivation of some professionals, lack of training for understanding and performing a specific work for inclusion students. Many teachers point to classes with large numbers of students, lack of investment of the maintainer in their qualification, lack of specialized professionals to support teachers, lack of interest of those responsible for education of the municipality to provide training for teachers in the network, lack of structure of schools, poor remuneration of professionals and the lack of time to devote to the qualification of their classes and teaching methodologies as difficulties and challenges of inclusive education in Canoas. Teachers from the Canoas Municipal Network participating in the research feel the need for support and support from professionals specializing in special and inclusive education so that they can teach a quality class to all students, so that there will be no gaps in student learning. Through the present work, we can conclude that there is a certain gap in the academic formation and knowledge of teachers in relation to special and inclusive education, which may end up interfering in the actual implementation of an inclusive education policy and practice in the schools of the municipal school system Canoas. In addition, failures and/or problems of school structure were also pointed out, which in the opinion of the interviewees also contributed to the difficulties presented.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpecial educatioen
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleEducação especial e inclusiva : saberes e prática dos docentes licenciados em matemática do município de Canoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115139pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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