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dc.contributor.advisorAmaral, Liviopt_BR
dc.contributor.authorCosta, Soraia de Queirozpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210508pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga quais dados foram coletados no programa brasileiro Ciência sem Fronteiras (CSF), que ampliou a mobilidade acadêmica internacional – em especial de estudantes de graduação –, e está sendo utilizado como parâmetro para a construção de uma política pública de internacionalização da educação superior. São apresentados e comparados entre si os instrumentos de coleta de dados utilizados pelas agências Capes e CNPq. Apontam-se os campos de perguntas e as seções presentes nos formulários de inscrição e nos questionários de percepção pós-bolsa direcionados a todas as modalidades e tipos de bolsas do Programa. É verificado como os dados coletados serviram ao monitoramento e à avaliação do CSF e são feitas comparações dos instrumentos do Programa com os atuais instrumentos de coleta de dados utilizados pela Capes e pelo CNPq. Observou-se que o Ciência sem Fronteiras marcou o início de uma série de mudanças operacionais relacionadas à concessão governamental de bolsas destinadas ao fomento da mobilidade acadêmica internacional. No entanto, por ter havido pouco tempo entre sua concepção e o início de sua implementação, muitos dos instrumentos de coleta e metodologias de monitoramento utilizados ou foram aproveitados de programas já existentes ou foram sendo adaptados ao longo da execução. Isso resultou em diferenças entre os editais quanto aos dados coletados e na dificuldade em se ter informações mais amplas sobre todas as bolsas concedidas. Além disso, percebeu-se que as informações disponíveis e as avaliações já realizadas são insuficientes para se confirmar o cumprimento de todos os objetivos do Ciência sem Fronteiras, sendo necessário fazer coletas extras e pesquisas adicionais para se concluir sobre os resultados, os impactos e o custobenefício do CSF como um todo.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates which data were collected in the Brazilian Science Without Borders/ Brazilian Academic Mobility Program, which had increased international academic mobility – especially among undergraduate students – and is being used as a parameter for the construction of a public policy for the internationalization of higher education. The data collection instruments used by Capes and CNPq agencies was identified and compared with each other. The question fields and sections in the application forms and post-scholarship perception questionnaires addressed to all modalities and types of fellowships were pointed out. It was verified how the collected data served to CSF’s monitoring and evaluation and it was made a comparison between the Program instruments and the current data collection instruments used by Capes and CNPq. It was noticed that Science Without Borders marked the beginning of a series of operational changes related to government scholarships grants that aim fostering international academic mobility. However, because there had been little time between conception and implementation in the Program, many of the data collection instruments and the monitoring methodologies used by that time either have been leveraged from existing programs or have been adapted throughout implementation. This resulted in differences among the calls regarding to the data collected, what had reflected in difficulties of having broader information about the totality of scholarships granted. In addition, it was found that the information available and the evaluations already carried out were insufficient to verify the accomplishment of all Science without Borders objectives, thus additional data collection and additional research are needed to conclude on the results, impacts and cost-effectiveness of the whole CSF.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiência sem Fronteiras (Brasil)pt_BR
dc.subjectProgram evaluationen
dc.subjectInternacionalização da educaçãopt_BR
dc.subjectScience without borders/ Brazilian Scientific Mobility Programen
dc.subjectData collectionen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectEducational mobilityen
dc.subjectPublic policyen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectColeta de dadospt_BR
dc.titleMonitoramento e avaliação de programas de mobilidade acadêmica internacional : um estudo do Ciência sem Fronteiraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115481pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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