Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorGasparotto, Juliana Schwingelpt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:24Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210509pt_BR
dc.description.abstractEste estudo iniciou a partir de inquietações da pesquisadora com a proposta de tornar todas as escolas da rede municipal de Lajeado, interior do Rio Grande do Sul, em Escolas Sustentáveis, através do Plano Municipal de Educação - aprovado pela Lei Municipal nº 9.844 de 17 de julho de 2015. O estudo foi direcionado à dimensão do Currículo, apresentando o processo de investigação realizado nos Anos Iniciais da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lopes da Silva, situada no bairro Morro 25, tendo como objetivo investigar quais as contribuições que a Alfabetização Ecocientífica oferece na estruturação do currículo, impulsionado às Escolas Sustentáveis. A investigação parte da hipótese inicial de que as proposições da Alfabetização Científica e da Alfabetização Ecológica podem auxiliar nas reflexões. Doravante, surge a ideia de acoplamento destas proposições, oferecendo visibilidade à Alfabetização Ecocientífica como referencial nas discussões sobre a reconstrução do currículo da escola, visando à idealização de uma Escola Sustentável. O estudo é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa exploratório-descritiva, caracterizando-se como um estudo de caso único. Usou-se como fonte de evidências para a coleta de dados a revisão bibliográfica e documental, entrevista semiestruturada, questionários com questões abertas e fechadas e a observação participante. Envolveram-se na pesquisa cinco professoras e a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais, dois professores de Ciências da Natureza, a direção escolar e alunos. O desenho projetado levou à escolha da Análise Textual Discursiva como metodologia de análise e interpretação dos dados coletados. As categorias de análises foram sendo produzidas no movimento da pesquisa, enquanto impregnadas de sentidos em relação aos fenômenos estudados em cada momento. Desta forma, durante as revisões bibliográficas e de documentos, elencou-se a educação em ciências, alfabetização científica, alfabetização ecológica, currículo, educação ambiental, escolas sustentáveis. Ao passo que, durante a etapa realizada em campo, as categorias foram as práticas de educação ambiental, conhecimento científico/ecológico, currículo e função do professor. A pesquisa indica que, embora os professores compreendam a importância do seu protagonismo na construção do currículo desta modalidade de escola, há muita insegurança relacionada às práticas educacionais, devido à falta de conhecimento científico/ecológico em relação às questões ambientais. Além disso, sinaliza o desafio que a abordagem interdisciplinar da Educação Ambiental traz à docência e as possibilidades alcançadas com a inserção da Alfabetização Ecocientífica no currículo da escola.pt_BR
dc.description.abstractThis study started because of the researcher’s worries about the proposal to transform the network of municipal schools from Lajeado, Rio Grande do Sul state countryside, to Sustainable Schools, through the Municipal Education plan approved by municipal law number 9,844/2015 of July 17. The study has been directed at curriculum dimension, presenting the process of investigation carried out in the initial years of the Municipal elementary school Alfredo Lopes da Silva, located in the neighbourhood called Morro 25, aiming to investigate what contributions Ecoscientific Literacy offers in structuring the curriculum, driven to Sustainable Schools. The investigation is based on the initial hypothesis that the Scientific and Ecological Literacy propositions can help with reflections. From now on, it appears the idea of connecting these propositions, offering the visibility to Eco-scientific Literacy as a key reference in the discussions about the reconstruction of School Curriculum, aimed at the idealization of Sustainable School. It is an applied research, with a qualitative exploratory-descriptive approach, characterized as a single-case study. The main source of evidence for data collection were bibliographical and documental review, semi-structured interview, questionnaire with open and closed questions and participant observation. The school management, five teachers of initial years, the pedagogical coordinator, two Science and nature teachers and the students, took part in the research. The projected drawing resulted in choosing textual discursive analysis as a methodology of analysis and interpretation of collected data. The classes of analyses were produced during the research movement, filledwith meaning related to the studied phenomenon in every moment. Therefore, during the bibliographical and document reviews, science education, scientific literacy, ecological literacy, curriculum,environmental education and sustainable schools were elected. Whereas, during the field stage, the chosen categories were environmental education, scientific and ecological knowledge,curriculum and the teacher’s role. The research indicates that, although the teachers recognize the relevance of the educational practices to build a curriculum in this kind of school, there is a lot of insecurity related to the educational practices due to the lack of scientifical and ecological knowledge related to the environmental issues. In addition, it signals the challenge that the interdisciplinary approach in environmental education brings to the teaching area and the possibilities achieved by including Ecological and scientific literacy in the school curriculum.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSustainable schoolsen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectScientific literacyen
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectEcological literacyen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEco-scientific literacyen
dc.titleAlfabetização ecocientífica : caminhada inventiva pelo labirinto do currículo de uma escola sustentávelpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001115494pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples