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dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Daniel das Chagas de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2020-06-24T03:39:37Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/210532pt_BR
dc.description.abstractEsta tese apresenta os resultados de uma investigação realizada com alunos de diferentes níveis e modalidades da Educação Básica (EB), em três instituições estaduais públicas da cidade de Porto Alegre/RS, utilizando a metodologia da Resolução de Problemas (RP) para contextualizar a temática ambiental agrotóxicos. A investigação procurou responder à seguinte pergunta: De que modo a sequência pedagógica aplicada, baseada na RP, contribui para o desenvolvimento dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados com os riscos que os agrotóxicos podem causar, bem como para a autonomia dos alunos da EB? O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar as formas de contribuição da sequência pedagógica aplicada, baseada na RP, para o desenvolvimento, nos alunos da EB, da autonomia e dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados com os riscos que os agrotóxicos podem causar. Os dados de pesquisa foram obtidos por meio de questionários, diários de campo, gravações de áudio e produções escritas dos alunos, para posteriormente serem analisados qualitativamente por meio da Análise de Conteúdo. As análises foram embasadas nas contribuições teóricas de autores como Frederico Peres da Costa e Josino Costa Moreira sobre Agrotóxicos; Olga Pombo e Hilton Japiassu referentes à interdisciplinaridade; Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis e Mauro Guimarães acerca da Educação Ambiental Crítica; Antoni Zabala sobre as tipologias de aprendizagem; Paulo Freire a respeito da autonomia; María Del Puy Pérez Echeverría e Juan Ignacio Pozo referentes aos aspectos pedagógicos da Resolução de Problemas e Larry Laudan referentes aos aspectos epistemológicos da Resolução de Problemas. Os alunos vivenciaram a Resolução de Problemas a partir de uma visão abrangente sobre questões relativas à Educação Ambiental, Resolução de Problemas e Ensino de Ciências/Química, sendo essas questões trabalhadas durante as aulas. Dessa forma, para propiciar a contextualização dos conteúdos químicos trabalhados, criamos problemas para serem resolvidos pelos educandos. A análise dos resultados produziu argumentos que sustentam a tese de que a metodologia da Resolução de Problemas, trabalhada com os princípios e fundamentos da interdisciplinaridade e da Educação Ambiental Crítica, foi capaz de desenvolver, nos estudantes da Educação Básica, a autonomia e os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais referentes aos problemas ambientais e à tomada de consciência a respeito da utilização dos agrotóxicos.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents the results of an investigation carried out with students of different levels and modalities of Basic Education (BE), in three state-run public schools in the city of Porto Alegre, in the south of Brazil, using the Problem Solving (PS) methodology to contextualize the pesticide environmental theme. The research question was: How does the teaching-learning sequence, based on PS, contribute to the development of conceptual, procedural and attitudinal knowledge, related to the risks that pesticides can cause, as well as to the autonomy of BE students? The main objective of this research was to evaluate the contributions of the teaching learning sequences, based on the PR, for the development of conceptual, procedural and attitudinal knowledge related to the risks that pesticides can cause, as well as for the autonomy of BE students. The research data were obtained through questionnaires, field diaries, audio recordings and the students’ reports, and were later analyzed by the qualitative method of Content Analysis. The analyzes were based on the theoretical contributions of authors such as Frederico Peres da Costa and Josino Costa Moreira on pesticides; Olga Pombo and Hilton Japiassu regarding interdisciplinarity; Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis and Mauro Guimarães about critical environmental education; Antoni Zabala on learning typologies; Paulo Freire regarding autonomy; María Del Puy Pérez Echeverría, and Juan Ignacio Pozo regarding the pedagogical aspects of Problem Solving; and Larry Laudan regarding the epistemological aspects of Problem Solving. The students experienced Problem Solving from a comprehensive view of issues related to environmental education, Problem Solving and science/chemistry teaching, which were worked on during class. In order to contextualize the chosen chemistry subjects, we created problems for the students to solve. The analysis of the results supports the thesis that the Problem-Solving methodology, used with the principles and foundations of interdisciplinarity and critical environmental education, enabled the development, in Basic Education students, of autonomy and the conceptual, procedural and attitudinal knowledge regarding environmental problems and raising awareness about the use of pesticides.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectPesticidesnen
dc.subjectAgroquímicospt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectInterdisciplinarityen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectCritical environmental educationen
dc.subjectLearning typologiesen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectModelos de aprendizagempt_BR
dc.titleProblemas ambientais causados por agrotóxicos : a metodologia da resolução de problemas e a investigação científica na educação básicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coPassos, Camila Greffpt_BR
dc.identifier.nrb001115358pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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