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dc.contributor.advisorAmaral, Fernando Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorKoefender, Amáliapt_BR
dc.date.accessioned2020-07-02T03:36:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/211250pt_BR
dc.description.abstractA Economia Circular surge como uma forma de superar as limitações de uma economia linear, conciliando os anseios por desenvolvimento econômico e proteção ambiental. É definida como um sistema industrial que é restaurador ou regenerativo, por intenção e design, e que substitui o conceito de 'fim de vida' por restauração. O interesse na recuperação de produtos e materiais amplia o escopo do gerenciamento tradicional da cadeia de suprimentos, incluindo o canal reverso e por isso a gestão de resíduos é muito relevante na transição para uma Economia Circular. A gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) ainda é muito focada no gerenciamento dos resíduos pós-consumo, carecendo do pensamento sistêmico da Economia Circular. Esta dissertação aborda a Gestão de RSU dentro dos princípios da Economia Circular, investigando as barreiras e fatores importantes para viabilizar iniciativas que visam a circularidade dos materiais e produtos. Com base na metodologia de Estudo de caso, a dissertação é organizada em três artigos. O Artigo 1 contribui com a investigação da literatura, através de uma revisão sistemática, explorando o conceito de Economia Circular e as eventuais barreiras encontradas na aplicação de seus princípios, detectadas através da Avaliação do Ciclo de Vida. A partir de então, com foco em gestão de resíduos foram selecionados dois estudos de caso, desenvolvidos nos dois artigos seguintes. No segundo artigo as embalagens de vidro foram escolhidas para ilustrar a realidade do mercado de reciclagem no Brasil e sua potencial aderência à Economia Circular, através de revisão da literatura e elaboração de questionários respondidos por empresas e entidades envolvidas no ciclo reverso do vidro. Por fim, o terceiro artigo investiga o valor percebido pelo cliente e os atributos considerados mais importantes através do método Analytical Hierarchy Process (AHP) em um serviço de coleta e destinação de resíduos que prioriza o reaproveitamento de materiais, viabilizando assim a Economia Circular dentro de centros urbanos. Os resultados apontam barreiras técnicas, ambientais, econômicas, comportamentais e mercadológicas, além das lacunas de definições, indicadores e outros estudos para a implementação bem-sucedida de uma Economia Circular. Verifica-se algumas dessas barreiras em relação a circularidade das embalagens de vidro no Brasil, como as distâncias de transporte, relação econômica e incerteza de mercado. Ambos os artigos revelam a complexidade dos sistemas necessários para garantir a circularidade dos materiais, onde cada setor envolvido é essencial para o ciclo reverso dos materiais. Sendo assim, o serviço de coleta é um elo importante desse sistema e o valor percebido pelos clientes parece alinhado com os princípios da Economia Circular, sendo os atributos mais importantes o desvio de aterro sanitário, geração de benefício social e qualidade do serviço de coleta. A contratação do serviço parece estar associada a um nível elevado de consciência ambiental, por isso iniciativas de educação e conscientização ambiental são muito importantes para disseminação de serviços que viabilizam a Economia Circular.pt_BR
dc.description.abstractCircular Economy presents as a way to overcome the limitations of a linear economy, protecting the environment while promoting economic development. It is defined as an industrial system that is restorative or regenerative by intention and design, and that replaces the concept of 'end of life' with restoration. The interest in recovering products and materials broadens the scope of traditional supply chain management, and includes the reverse channel, traditionally considered part of waste management. For this reason, waste management is considered the most relevant sub-sector in the Circular Economy. The management of solid urban waste (SWM) still focuses a lot on post-consumer waste, and lacks the systemic thinking of Circular Economy. This dissertation addresses SWM within the premises of Circular Economy, investigating its barriers and what makes circular initiatives interesting to its customers. Based on the Case Study methodology, the dissertation is organized in the form of three articles. Article 1 contributes to the investigation of the literature, through a systematic review, exploring the concept of Circular Economy and the possible barriers found in the application of its principles, detected through the Life Cycle Assessment. Focusing on waste management, two case studies were selected and developed into two articles. In the second article, glass packaging was chosen to illustrate the reality of the recycling market in Brazil and its potential adherence to the Circular Economy, through a literature review and questionnaires answered by companies and entities involved in the reverse cycle of glass. Finally, the third article investigates the client perceived value and the attributes considered most important through the Analytical Hierarchy Process (AHP) method in a waste collection and disposal service that prioritizes the reuse of materials, thus enabling Circular Economy within urban centers. The results point to technical, environmental, economic, behavioral and market barriers, in addition to the gaps in definitions, indicators and other studies for the successful implementation of a Circular Economy. Some of the same barriers were found to the circularity of glass packaging in Brazil, such as transportation distances, economic relationship and market uncertainty. Both articles reveal the complexity of the systems necessary to guarantee the circularity of the materials, where each sector involved is essential for the reverse cycle of the materials. Thus, the collection service is an important link in this system and the customer perceived value seems to be in line with the principles of Circular Economy. The most important attributes being the diversion of landfill, generation of social benefit and quality of the collection service. The contracting of the service seems to be associated with a high level of environmental awareness, which is why environmental education and awareness initiatives are very important for the dissemination of services that make Circular Economy viable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSistemas de produçãopt_BR
dc.subjectCircular economyen
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectWaste managementen
dc.subjectGestão de resíduospt_BR
dc.subjectReverse cycleen
dc.subjectCustomer perceived valueen
dc.titleGestão de resíduos sólidos urbanos sob a ótica da economia circular : barreiras e fatores importantes para a circularidade dos materiaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001115540pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Transportespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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