Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Luciana Nevespt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Luis Henrique Pio dept_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:38:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212613pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, é quase impossível ouvir um noticiário, ler uma revista ou até mesmo um anúncio sem se deparar com estatísticas. A Estatística já se tornou um idioma por si só e necessita ser compreendido. Com o objetivo de medir a atitude de futuros professores de matemática frente à Estatística, este trabalho avaliou os resultados obtidos com a aplicação da escala SATS-28 (Survey of Atitudes Toward Statistics) em uma população de 178 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Realizou-se a análise descritiva dos quatro componentes da escala: Afetivo, Competência Cognitiva, Valor e Dificuldade, discriminados por gênero, turno, grau de contato, hábito de leitura e etapa no curso. Verificou-se que o componente Dificuldade é o que teve a atitude menos positiva, apresentando a menor média que foi 3,76 pontos (DP = 0,79), enquanto o componente Valor, com média de 5,79 (DP = 0,67), teve a atitude mais positiva em uma escala de 7 pontos. Os alunos com maior grau de contato com a Estatística no ensino básico foram os que apresentaram os maiores escores. Com este trabalho foi possível concluir que os alunos do curso de graduação em Licenciatura em Matemática da UFRGS (Universidade federal do Rio Grande Sul) apresentam, no geral, atitude favorável com relação à importância da estatística e sobre o conhecimento e habilidades intelectuais. Porém, no tocante às atitudes sobre sentimento e dificuldades em relação a Estatística, os alunos se posicionam, em grande parte, de maneira conflitante ou desfavorável.pt_BR
dc.description.abstractNowadays it is almost impossible to hear some news, read a magazine, or even an advertisement without facing statistics. Statistics has already become a language itself and it needs to be understood. Aiming to measure the attitude of future mathematics teachers towards Statistics, this work evaluated the results obtained by applying the Survey of Attitudes Toward Statistics (SATS-28) scale in a population of 178 undergraduate students of UFRGS Mathematics. A descriptive analysis of the four components of the scale was performed: Affect, Cognitive Competence, Value and Difficulty, discuminated broken down by gender, shift, degree of contact, reading habit and level in the course. It was found that the Cognitive component had the least positive attitude, with the lowest average of 3.76 points (SD = 0.79), while the Value domain, with an average of 5.79 (SD = 0.67), had the most positive attitude on a seven point scale. The students with the highest degree of contact with Statistics in basic education presented the highest averages in the four components. With this work it was possible to conclude that the students of the undergraduate degree course in Mathematics at UFRGS have, in general, a favorable attitude regarding the importance of statistics and on knowledge and intellectual skills. However, regarding feeling and difficulties in relation to Statistics, the students are largely in conflict or unfavorable positions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Estatísticapt_BR
dc.subjectMatemática : Licenciatura : Ensino superiorpt_BR
dc.titleUma investigação sobre a atitude de futuros professores de Matemática frente à Estatísticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116634pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEstatística: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples