Show simple item record

dc.contributor.authorHoffmann, Anelise Todeschinipt_BR
dc.contributor.authorJacques, Jocelise Jacques dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:39:14Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212659pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou identificar como estão sendo aplicadas as metodologias ativas de ensino-aprendizagem (ma) em nível de graduação nas áreas que envolvem a leitura e compreensão de projeto. Estruturado em uma Revisão Sistemática da Literatura (rsl), com o intuito de reunir e classificar pesquisas que tratam do uso destas ferramentas nos cursos de Design, Engenharia e Arquitetura, levou em consideração a tipificação e descrição da ma aplicada, o relato do desenvolvimento de competências e habilidades adquiridas e avaliação da satisfação dos alunos. Nos trabalhos selecionados destacam-se 8 tipos de ma: aprendizagem baseada em projetos e em problemas (Project e Problem Based Learning), trabalho em equipe ou aprendizagem por equipes (teamwork ou team based learning), aprendizagem cooperativa ou colaborativa (cooperative learning), sala de aula invertida (flipped classroom) e aprendizagem baseada em jogos (game based learning). Grande parte dos artigos apresentam metodologias híbridas como estratégias de ensino, proporcionando maior motivação do estudante, diminuição das desistências, aumento do rendimento e aprovações, além de oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades que vão além das relacionadas diretamente aos conteúdos estudados. Os estudos salientam que a aplicação de ma é um desafio para o ensino universitário, pois requer capacitação específica e uma maior dedicação do professor e do estudante, mas também mostram que há uma tendência mundial de seu uso, buscando contribuir nas discussões sobre inovação no ensino superior, interessando toda a sociedade e impactando o futuro de todos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 34-54pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleRevisão sistemática da literatura : metodologias ativas de ensino-aprendizagem e sua utilização nos cursos de design, engenharia e arquiteturapt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001116679pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record