Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFernandes, Rosa Maria Castilhospt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Michele Mendonçapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-15T04:05:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214212pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa Educação, Trabalho e Políticas Sociais do Programa de Pós Graduação em Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aborda a temática da permanência estudantil de estudantes, que também são trabalhadores, no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa orientada pelo método dialético-crítico, que parte do pressuposto de que a educação pública, enquanto política social, é para todos e todas, sendo a democratização do acesso uma conquista de segmentos da classe trabalhadora, grupos e movimentos sociais. O delineamento do problema de pesquisa constituiu interesse investigativo relacionado ao universo profissional da pesquisadora, sendo o produto de questionamentos e reflexões a partir do trabalho concreto de uma assistente social, o que motivou a realização desse estudo. A investigação tem como questão central quais os desafios vivenciados por estudantes trabalhadores(as) que se inserem na Educação Superior e o que enfrentam para permanecerem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Alinhando-se com as questões que orientam essa caminhada investigativa, tem-se como objetivo geral: conhecer a trajetória de trabalho e de vida acadêmica de estudantes trabalhadores(as) e os desafios para permanecerem na Educação Superior do IFRS. Para tanto, utilizouse como instrumento a metodologia da história oral temática, como forma de protagonizar as narrativas dos(as) estudantes - sujeitos da pesquisa - e o procedimento de análise de conteúdo. Entre os resultados constatamos que o trabalho, pela necessidade de sobrevivência pela renda, impacta na trajetória acadêmica fragilizando as condições de permanência no sentido que o sofrimento e o adoecimento extrapola outras esferas da vida dos/as estudantes trabalhadores/as. A defesa da presença de cotistas e trabalhadores/as no espaço acadêmico requer o alargamento do diálogo de todos os setores do IFRS com o movimento estudantil, em especial da Assistência Estudantil e dos núcleos de ações afirmativas.pt_BR
dc.description.abstractThis research, linked to the research group of Education, Labor and Social Policies of the Postgraduate Program in Social Policy and Social Work of the Federal University of Rio Grande do Sul, addresses the theme of student permanence of students who are also workers at the Institute of Education Science and Technology of Rio Grande do Sul – IFRS. It is a qualitative research guided by the dialectical-critical method, which assumes that public education as a social policy is for all, and the democratization of access is an achievement of segments of the working class, social groups and social movements. The delineation of the research problem constituted an investigative interest related to the professional universe of the researcher, being the product of questions and reflections based on the concrete work of a social worker, motivating the realization of this study. The research has as its central question: what are the challenges that working students who are inserted in higher education face to remain at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. Aligned with the questions that guide this investigative journey, we have as general objective: to know the work and academic life trajectory of working students and the challenges to persist in higher education at IFRS. For that, the thematic oral history methodology was used as an instrument to protagonize the students narratives – research subjects – and the content analysis procedure. Among the results, we found that work, due to the need to survive on income, impacts the academic trajectory, weakening the conditions of permanence in the sense that the suffering and illness go beyond other spheres of the working students lives. The defense of the presence of quota holders and work-people in the academic space requires the widening of the dialogue of all sectors of the IFRS with the student movement, especially the Student Assistance and the Affirmative Actions Nuclei.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorking studenten
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectStudent permanencyen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAssistência estudantilpt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleHistória oral de estudantes trabalhadoras(es) : narrativas sobre a permanência na educação superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118746pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Socialpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples