Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBauer, Caroline Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMorais, Roberta da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-05T04:08:53Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214665pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisa os saberes docentes e as táticas mobilizadas por um grupo de professores de História para ensinar sobre o tema da ditadura civil-militar brasileira durante o período da redemocratização. Objetiva refletir sobre as alternativas buscadas pelos professores de História para ensinar a temática da ditadura e identificar se existiram desafios para abordá-la em sala de aula. Os saberes docentes foram analisados tomando como referência os estudos de Tardif, Lessard e Lahaye na intenção de refletir sobre a natureza e a importância desses saberes para a atuação dos professores. As categorias conceituais de tática e estratégia foram desenvolvidas a partir de Certeau para pensar os saberes docentes na perspectiva de reapropriação das normas, regras e convenções que englobam a atividade docente na forma de ensinar, principalmente o tema da ditadura. O levantamento e a análise sobre os saberes e as táticas docentes foram realizados através de entrevistas com seis professores/as de História que atuaram em escolas das redes pública e privada na cidade Porto Alegre e região metropolitana, no estado do Rio Grande do Sul, entre as décadas de 1980 e 1990. Também foram analisadas políticas públicas educacionais desse período com o objetivo de pensar de que forma essas políticas influenciaram o campo do ensino de História e suas relações com os saberes docentes. Por trabalharmos com memórias sobre um período recente da história brasileira, utilizamos as contribuições do campo da História do Tempo Presente em nossas análises. Observou-se que não houve um consenso por parte dos/as professores/as de que, no contexto da redemocratização, havia um controle imposto pelas instituições de ensino sobre a sua prática ou sobre os saberes mobilizados em suas aulas. No entanto, foi possível identificar características de táticas em outros aspectos comentados pelos/as entrevistados/as, como aqueles relacionados à ressignificação de documentos escolares oficiais e nas relações que alguns professores estabeleceram com os programas curriculares elaborados durante o governo militar e ainda presentes nas décadas de 1980e 1990.pt_BR
dc.description.abstractThis work analyzes the teaching knowledge and the tactics mobilized by a group of History teachers to teach about the Brazilian civil-military dictatorship during the period of redemocratization. It aims to reflect on the alternative sought by History teachers to teach the theme of dictatorship and to identify if there were challenges to address it in the classroom. The teaching knowledge was analyzed with reference to the studies of Tardif, Lessard and Lahave in order to think about the nature and importance of this knowledge for the performance of the teachers. The conceptual categories of tactics and strategy were developed based on Certeau to think about the teaching knowledge in the perspective of reappropriation of norms, rules and conventions that encompass teaching activity in the way of teaching, especially the dictatorship theme. The survey and analysis of teaching knowledge and tactics were carried out through interviews with six History teachers who worked in public and private schools in the city of Porto Alegre and metropolitan region, in the state of Rio Grande do Sul, between the 1980s and the 1990s. Public educational policies from that period were also analyzed in order to think about how these policies influenced the field of History teaching and its relations with teaching knowledge. By working with memories about a recent period of Brazilian history, we use the contributions from the field of the History of Present Time in our analyses. It was observed that there was no consensus on the part of the teachers that, in the context of redemocratization, there was a control imposed by the educational institutions on their practice or on the knowledge mobilized in their classes. However, it was possible to identify characteristics of tactics in other aspects commented by the interviewees, such as those related to the reframing of official school documents and in the relationships that some teachers established with the curricular programs elaborated during the military government and still present in the 1980s and the 1990s.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectSchool historical knowledgeen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDitadura civil-militar : Brasilpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectRedemocratizaçãopt_BR
dc.subjectCivil-military dictatorshipen
dc.subjectTactics and strategyen
dc.title"Era um momento de promessas" : saberes e táticas docentes para o ensino da ditadura civil-militar brasileira no período da redemocratização (1980-1990)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples