Mostrar registro simples

dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.contributor.authorOlsson, Thais Ostroskipt_BR
dc.contributor.authorLewgoy, Alzira Maria Baptistapt_BR
dc.contributor.authorBueno, Denisept_BR
dc.contributor.authorPeduzzi, Marinapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-11T04:13:05Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1678-1007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214944pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, investigou-se como o ensino da graduação em cenário de prática da Atenção Primária à Saúde pode constituir espaço de aprendizagem interprofissional interprofissional, por meio da análise do significado de sua experiência na formação de futuros profissionais de saúde. Pesquisa desenvolvida em universidade pública do sul do Brasil, com dados qualitativos coletados por instrumento autoaplicado online com estudantes e egressos (n=186) de 15 profissões da saúde que participaram de uma experiência de educação interprofissional. Resultados mostraram que práticas de ensino compartilhadas com estudantes, professores, profissionais da saúde de diversas áreas e com usuários, promoveram momentos de escuta e de compartilhamento de experiências, percepções e diferentes saberes. A educação tutorial em pequenos grupos no cenário da Atenção Primária potencializou a experiência de educação interprofissional. Aprendizagens relacionadas ao reconhecimento e valorização dos papéis de cada profissão na equipe e ao desenvolvimento de habilidades de comunicação foram destacadas. O curto espaço de tempo da experiência foi um desafio reconhecido pelos participantes para promover a integração. Interações entre estudantes de diferentes profissões em atividades práticas de ensino na Atenção Primária promoveram aprendizagens compartilhadas na graduação, passíveis de apoiar habilidades de colaboração no trabalho em equipe e de atenção integral à saúde.pt_BR
dc.description.abstractIn this study we investigate how undergraduate teaching in a setting of Primary Health Care practice may constitute a space for learning interprofessional, through the analysis of its meaning in the training of future health professionals. The research was developed in a public university in Southern Brazil, with qualitative data collected through a self-applied online instrument with students and graduates (n = 186) of 15 health professions. The results show that teaching practices shared with students, teachers, health professionals from different fields, as well as with users, promote moments of listening and sharing of experiences, perceptions and different kinds of knowledge. The tutorial education in small groups strengthened the interprofessional education experience. The learning related to the acknowledgement and appreciation of the roles of each profession in the team, as well as to the development of communication skills, stood out. The short duration of the experience was a challenged acknowledged by the participants to promote integration. The interactions among students of different professions in practical teaching activities in primary health care promoted learning shared in the undergraduate courses, which can support the skills of collaboration in teamwork and comprehensive health care.en
dc.description.abstractEn este estudio, investigamos como la enseñanza de pregrado en un escenario de práctica de la Atención Primaria de Salud puede constituir un espacio de aprendizaje interprofesional, por medio del análisis de su significado en la formación de futuros profesionales de salud. Se desarrolló la investigación en una universidad pública del Sur de Brasil, con datos cualitativos colectados por instrumento autoaplicado online con estudiantes y egresos (n = 186) de 15 profesiones de la salud. Los resultados mostraron que las prácticas de enseñanza compartidas con estudiantes, profesores, profesionales de salud de diversas áreas, y con usuarios, han promovido momentos de escucha y de compartir experiencias, percepciones y diferentes saberes. La educación tutorial en grupos pequeños potencializó la experiencia de educación interprofesional. Se han destacado aprendizajes relacionadas al reconocimiento y valoración de los papeles de cada profesión en el equipo y al desarrollo de habilidades de comunicación. El corto espacio de tiempo de la experiencia fue un desafío reconocido por los participantes para promover la integración. Interacciones entre estudiantes de distintas profesiones en actividades prácticas de enseñanza en la atención primaria han promovido aprendizajes compartidas en el pregrado, que pueden apoyar habilidades de colaboración en el trabajo en equipo y de atención integral a la salud.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 2 (2020) p. 1-17, e0026798pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInterprofessional Relations en
dc.subjectRelações interprofissionaispt_BR
dc.subjectComunicação interdisciplinarpt_BR
dc.subjectRelaciones Interprofesionaleses
dc.subjectInterdisciplinary Communication en
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectComunicación Interdisciplinariaes
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectCurriculum en
dc.subjectPrimary Health Care en
dc.subjectAtención Primaria de Saludes
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectSistema Único de Saludes
dc.titleEnsino da graduação em cenários da atenção primária : espaço para aprendizagem interprofissionalpt_BR
dc.title.alternativeUndergraduate teaching in primary health care settings : a space for interprofessional teachingen
dc.title.alternativeEnseñanza de pregrado en escenarios de la atención primaria : espacio para el aprendizaje interprofesionales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115808pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples