Show simple item record

dc.contributor.authorVial, Ana Paula Seixaspt_BR
dc.contributor.authorMatte, Marine Laísapt_BR
dc.contributor.authorSarmento, Simonept_BR
dc.date.accessioned2020-11-11T04:13:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1679-8740pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214972pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a comunidade universitária pelo Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Com isso, tornou-se relevante investigar a formação de professores de inglês para esse fim. O objetivo deste artigo é descrever e analisar os desafios enfrentados pelos professores-bolsistas do IsF ao preparar e conduzir aulas com foco em inglês acadêmico. Este trabalho utiliza como metodologia a pesquisa qualitativa interpretativa (Mason, 2002; Erickson, 1990) para a análise de 11 entrevistas semiestruturadas com professores- bolsistas do IsF de uma universidade pública brasileira. Os resultados sugerem que os principais desafios enfrentados são tornar as aulas de IFA mais dinâmicas, criar e adaptar materiais didáticos e atender às necessidades de alunos de diversas áreas do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThe teaching of English for Academic Purposes (EAP) has been intensified due to the internationalization of Brazilian universities, the role of English as a language of scientific dissemination and the provision of English courses for the university community through the Languages without Borders Program (LwB). Thus, it becomes relevant to investigate the teacher education for this specific aim. The purpose of this study is to describe and analyze the challenges faced by LwB teachers in preparing and conducting classes focusing on academic English. This work uses qualitative interpretive research as methodology (Mason, 2002; Erickson, 1990) for the analysis of 11 semi-structured interviews with LwB teachers from a Brazilian public university. The results suggest that the main challenges are to make EAP lessons more dynamic, to create and adapt classroom materials and to meet the needs of students from different fields of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCalidoscópio. São Leopoldo, RS. Vol. 18, n. 2 (maio/ago. 2020), p. [307]-327pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Idioma sem Fronteiras (Brasil)pt_BR
dc.subjectEnglish for Academic Purposesen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectLanguages without Bordersen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.titleDesafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiraspt_BR
dc.title.alternativeChallenges in teaching English for Academic Purposes in the context of the Languages without Borders Program en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118375pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record