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dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorBonem, Paola Hipólitopt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:14:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215150pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa estudar e compreender o processo de aprendizagem, bem como ações de treinamento e desenvolvimento que visam o desenvolvimento de competências dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde do idoso em um residencial geriátrico. A pesquisa foi realizada com 12 técnicos de enfermagem e 1 enfermeira de um residencial localizado na Zona Sul de Porto Alegre, e teve também a participação de uma enfermeira de outro residencial, para comparação e aprofundamento da matéria. Primeiramente foram mencionadas as atividades realizadas pelos profissionais que cuidam da saúde do idoso em um residencial geriátrico, logo após foram elencadas as competências necessárias para realizar essas atividades. Foram identificadas como essenciais à esses profissionais as competências: empatia e respeito com o idoso, trabalho em equipe, liderança, paciência, agilidade e tolerância. Em um segundo momento foram descritos os processos de aprendizagem elencados pelos profissionais, onde evidenciou-se: a experiência anterior como forma de aprendizagem, aprender pela interação com as outras pessoas, aprender pela prática, e como métodos de aprendizagem formal, cursos, palestras e pesquisas, e também os cursos profissionalizantes – curso de graduação em enfermagem e curso técnico de enfermagem-. Em seguida, foram citados os fatores que facilitam e dificultam o processo de aprendizagem, quando foi identificado: o relacionamento com outras pessoas, o acesso à informação, as características pessoais, os recursos, e o trabalho em equipe e a troca de experiência com outros profissionais como fatores facilitadores de aprendizagem. A falta de acesso à informação e recursos, a interferência externa, a motivação e a limitação e restrição de alguns fatores foram descritos como principais elementos que dificultam o processo de aprendizagem dos entrevistados. Por fim, foram descritas as ações de treinamento e desenvolvimento que pela visão dos entrevistados podem ajudar os profissionais à desenvolver suas competências, destacando-se: a leitura e pesquisa, e como ações formais, o treinamento disponibilizado no horário do serviço, como cursos rápidos disponibilizados pelo residencial, com profissionais de ramos diferentes da área de enfermagem e de outras áreas também.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to study and understand the learning process, as well as training and development actions aimed at the development of skills from the professionals responsible of caring for the health of the elderly in a geriatric residential. The research was realized with 12 nursing technicians and 1 nurse from a residential located in the South Zone of Porto Alegre, and also had the participation of a nurse from another residential, for comparison and further expansion. First were mentioned the activities performed by professionals who take care of the health of the elderly in a geriatric residential, shortly after were listed the skills needed to perform these activities. The following skills were identified as essential to these professionals: empathy and respect for the elderly, teamwork, leadership, patience, agility and tolerance. In a second moment, the learning processes listed by the professionals were described, which showed: previous experience as a form of learning, learning through interaction with other people, learning by doing, and as formal learning methods, courses, lectures and research, as well as vocational courses - undergraduate nursing and technical nursing courses. In a second moment, the learning processes listed by the professionals were described, which showed: previous experience as a form of learning, learning through interaction with other people, learning by doing, and as formal learning methods, courses, lectures and research, as well as vocational courses - undergraduate nursing and technical nursing courses. Then, the factors that facilitate and hinder the learning process were cited, when it was identified: the relationship with other people, access to information, personal characteristics, resources, and teamwork and the exchange of experience with others. other professionals as facilitating factors of learning. Lack of access to information and resources, external interference, motivation and limitation and restriction of some factors were described as the main elements that hinder the learning process of respondents. Finally, training and development actions that can help professionals to develop their skills were described, namely: reading and research, and as formal actions, the training available at the time of service, such as short courses offered by the residential, with professionals from different branches of nursing and other areas as well.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspt_BR
dc.subjectOrganizational learningen
dc.subjectFormal learningen
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectInformal learningen
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectSkills developmenten
dc.subjectLearning processen
dc.titleMapeamento e desenvolvimento de competências : um estudo junto a equipe de enfermagem de um residencial geriátrico em Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119458pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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