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dc.contributor.advisorBarbosa, Marcia Cristina Bernardespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Roberta Peixoto Arêas dapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-20T04:16:13Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215333pt_BR
dc.description.abstractO papel das mulheres nas sociedades contemporâneas tem sido amplamente discutido pela literatura especializada, particularmente, suas atribuições no sistema de produção. Estudos apontam que, apesar de cada vez mais inseridas no mercado de trabalho formal, a participação feminina equânime nos centros de tomada de decisão é impedida por mecanismos de exclusão horizontal e vertical. A presenças desses processos insidiosos foram identificados em diversos campos sociais, inclusive na produção do conhecimento, o campo científico. No Brasil, muitas pesquisas já abordaram o tema, no entanto, poucas observaram a evolução dessa dinâmica social em séries temporais longas e tenderam, em sua maioria, a refletir áreas do conhecimento específicas e, particularmente, focaram na esfera acadêmica do fazer ciência, não permitindo que uma exploração mais ampla e integrada do campo pudesse ser elaborada. Nesse cenário, o presente estudo teve como objetivo avaliar quantitativa e qualitativamente a presença das mulheres na ciência brasileira como um estudo de caso, observando a ocupação das posições iniciais, intermediárias e finais, da carreira científica, tanto na esfera acadêmica quanto na esfera de gestão. O período analisado variou de 15 a 103 anos, a depender da variável e da disponibilidade de dados estruturados e confiáveis. Respaldamos nossas avaliações sob a ótica de estrutura social, distribuição de poder e suas relações, segundo a proposta de Bourdieu, utilizando especialmente seus conceitos de espaço social, campo e capital. A metodologia adotada foi a Hermenêutica de Profundidade de Thompson, que contempla desde a análise histórica contextualizada à utilização de dados quantitativos rigorosamente obtidos e tratados. Tomamos como hipótese inicial de trabalho o entendimento de que, embora a participação feminina em diversas áreas, em particular nas áreas humanas e técnicas, tenha aumentado; no que diz respeito ao campo científico, enquanto um construto social, a androcentria é dominante principalmente nas esferas determinantes do poder. Contrastamos a análise do contexto histórico com mais de 4 milhões de observações oriundas dos bancos de dados do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCTI), representados respectivamente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Concluímos que a discriminação da intelligentsia é um processo misógino presente na Academia brasileira e que somente será desfeito através de alterações estruturais, pois, de acordo com nossos achados, a arquitetura atual tende a perpetuação.pt_BR
dc.description.abstractThe role of women in contemporary societies has been widely discussed in the specialized literature, particularly their attributions in the production system. Studies indicate that, although increasingly inserted in the formal labor market, equal female participation in decision-making centers is refrained by mechanisms of horizontal and vertical exclusion. The presence of these insidious processes has been identified in various social fields, including in the production of knowledge, or the scientific field. In Brazil, many researches already address the theme; however, few present evolution of this social in temporal and temporary series, mostly reflecting specific areas of knowledge and especially focused on the academic area of scientific work, not allowing a broader and more integrated exploration of the field can be elaborated. In this scenario, the present study aimed to quantitatively and qualitatively evaluate the presence of women in Brazilian science as a case study, observing an occupation of the beginning, intermediate, and final positions of the scientific career both in the academic and management spheres. The period analyzed ranged from 15 to 103 years, depending on the variable and the availability of structured and reliable data. We support our evaluations from the perspective of social structure, power distribution, and their relations, according to Bourdieu's proposal, especially using his concepts of social space, field, and capital. The methodology adopted was the Thompson Depth Hermeneutics, which contemplated a contextualized historical analysis to the use of rigorously collected and processed quantitative data. We take as an initial hypothesis of work or understanding that although female participation in some areas, particularly in human and technical ones, has increased; the scientific field as a social construct, is androcentric and men dominated mainly in the spheres of power. We contrast analysis of the historical context with more than 4 million samples from the National Graduate System (SNPG in Portuguese) and National Science and Technology (SNCTI in Portuguese) databases, respectively, represented by the Coordinator for the Improvement of Level Personnel. Superior (CAPES in Portuguese) and the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq in Portuguese). It concludes that the discrimination of the intelligentsia is a discriminatory process present in the Brazilian Academy and that will only be altered through structural changes, because, according to our findings, the current architecture tends to perpetuation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiência : Brasilpt_BR
dc.subjectEquidade de gêneropt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.titlePós-graduação : impactos, desafios e oportunidades sob a luz da equidade de gêneropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSantana, Ademir Eugênio dept_BR
dc.identifier.nrb001119481pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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