Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPiccinini, Livia Teresinha Salomaopt_BR
dc.contributor.authorMello Neto, Reynaldo Lírio dept_BR
dc.date.accessioned2020-12-01T04:09:38Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216013pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a investigar as formas assumidas pelo Plano Diretor Cicloviário Integrado, o PDCI-POA, quando materializado no município de Porto Alegre, RS. Em 2009, através da Lei 626/2009, foi aprovado o PDCI–POA, propondo 495km de malha cicloviária para a cidade. Entretanto, até o final do ano de 2019, apenas cerca de 48,72 km de ciclovias/ ciclofaixas haviam sido implementados. Como base teórica para este tudo, foram estudadas três temáticas sobre a bicicleta como meio de transporte: a mobilidade urbana, o planejamento urbano e a paisagem urbana como local da materialização do PDCI-POA. A partir de estudos da malha cicloviária da cidade, através de dados georreferenciados, o trabalho identificou que a região central de Porto Alegre oferece um maior número de ciclovias e ciclofaixas. Tal investimento se justifica quando analisados dados de densidade populacional e número de postos de emprego, bem como de equipamentos urbanos e pontos de interesse localizados na área. Nos últimos anos, ciclovias e ciclofaixas foram executadas através do sistema de contrapartida urbana, sejam estas na área central ou periférica. A partir dos conceitos e metodologias propostos por Lynch (1960), Cullen (1961) e Salingaros (1998) foram realizadas análises em quatro trechos de infraestrutura cicloviária nas quais identificou-se que em áreas com maior poder aquisitivo, independentemente de sua localização geográfica, a infraestrutura cicloviária apresenta maior qualidade do que em regiões de menor renda. Além disso, destaca-se que as ciclovias e ciclofaixas existentes não são conectadas e, portanto, não configuram uma rede cicloviária articulada. Tendo em vista o horizonte temporal de dois anos para o encerramento do prazo para a implementação do PDCI-POA, foi elaborada uma investigação propositiva, elencando possíveis ações para implementação prioritária. A partir das análises realizadas, foi possível refletir quanto ao processo de implementação da legislação cicloviária em Porto Alegre, bem como questionar os mecanismos que a materializam na paisagem urbana.pt_BR
dc.description.abstractThe present work proposes to investigate the forms of the Integrated Cycling Master Plan of Porto Alegre (PDCI-POA), when materialized in the city of Porto Alegre, RS. In 2009, through the Law 626/2009, the PDCI–POA was approved, proposing 495km of cycle network for the city. However, by the end of 2019, only about 48,72 km of bike lanes were implemented. As a theoretical basis for this work, three themes were studied concentrating on the transport by bicycle: urban mobility, urban planning and the urban landscape as the place where the PDCI-POA materialized. Focusing on studies of the city's cycle network, based on georeferenced data, the study identified that the central region of Porto Alegre offers a greater number of cycle lanes compared to other areas of the city. Such investment is justified when analyzing data on population density and the job rate, as well as urban equipment and points of interest located in this area. In the last few years, bike lanes have been built through the urban counterpart system, whether in the central or peripheral areas. Based on the concepts and methodologies proposed by Lynch (1960), Cullen (1961) and Salingaros (1998), analyses were carried out in four selected cycle infrastructure in which it was found that in areas with greater purchasing power, regardless of their geographic location, the bicycle infrastructure has higher quality than in lower-income regions. In addition, it should be noted that bike lanes are not connected and, therefore, do not configure an articulated cycle network. With two years to the deadline for the PDCI-POA implementation, a propositional investigation was prepared, listing possible actions for priority implementation. From the analyzes, it was possible to reflect about the cycling laws implementation process in Porto Alegre, as well as questioning the mechanisms that materialize the urban landscape.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBicycleen
dc.subjectBicicletapt_BR
dc.subjectUrban landscapeen
dc.subjectPaisagem urbanapt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectUrban planningen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titlePaisagem cicloviária em Porto Alegre - RS : análise do sistema cicloviário e das políticas públicas de ciclomobilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119209pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples