Show simple item record

dc.contributor.authorNogueira, Isabel Portopt_BR
dc.contributor.authorZanatta, Luciano de Souzapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Carlospt_BR
dc.date.accessioned2020-12-09T04:12:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2595-3206pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216230pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, buscamos tecer considerações a respeito do uso da improvisação como parte de um protocolo de ações para a pesquisa artística que vem sendo desenvolvido pelo Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. Procedemos então à uma reflexão sobre os diferentes usos e sentidos da improvisação nos trabalhos desenvolvidos ao longo desta trajetória, para logo nos debruçarmos sobre a análise de uma série especifica de sessões realizada pelo grupo. Assim, estas sessões são vistas como aqui como práticas que integram processos criativos continuados, e a análise realizada busca compreender a materialidade do resultado sonoro gerado especificamente noque focamos para este trabalho.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper, we aim to make considerations about the use of improvisation as part of an action protocol for the artistic research that has been developed by the Medula Collective of Sound Experiments, based at Federal University of Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brazil. We then proceed to a reflection on the different uses and meanings of improvisation in the works developed along this trajectory, and finally focus on the analysis of a specific series of sessions carried out by the group. Thus, these sessions are seen here as practices that integrate continuous creative processes, and the analysis proceeded seeks to understand the materiality of the sound result generated specifically in what we focus for this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofREBEH - Revista Brasileira de Estudos da Homocultura. Associação Brasileira de Estudos da Homocultura - ABEH. Vol. 2, n. 3 (jul./set. 2019), p. 51-80pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImprovisationen
dc.subjectImprovisação musicalpt_BR
dc.subjectPesquisa artísticapt_BR
dc.subjectArtistic researchen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformance (Música)pt_BR
dc.subjectCriação sonorapt_BR
dc.subjectSound creationen
dc.titleInterfaces entre improvisação e pesquisa artística : reflexões sobre performance e criação sonora no Coletivo Medula (Brasil)pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001119587pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record