Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorAnjos, José Carlos Gomes dospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Isadora Cristina Santos dapt_BR
dc.date.accessioned2020-12-23T04:12:41Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/216800pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo analisar como se estabelecem os processos de ensino/aprendizagem na confluência entre duas expressões de religiosidade afro-brasileira, o Batuque do Rio Grande do Sul e a Umbanda. A análise é mobilizada a partir da observação da educação de terreiro enquanto prática pedagógica. Essa afirmação estabelece um contraponto ao rotineiramente estabelecido no campo da educação, possibilitando uma reflexão sobre modelos de educação que excluem as pluralidades de saberes e aprendizagens que compõem processos pedagógicos tidos como não formais. Os recursos metodológicos empreendidos nessa pesquisa são a etnografia e a análise de trajetória, tendo a minha própria experiência lugar protagonista na análise. Tomo como recurso teórico uma breve revisão bibliográfica de autores que desenvolveram pesquisas sobre o cotidiano de aprendizagem nos/as terreiros/as e estabelecem o processo de formação educacional. A monografia reivindica uma Pedagogia do axé e centra-se na proposta de construção de uma cidadania outra, produto da educação de terreiro que possibilita uma celebração das múltiplas possiblidades de articulação do conhecimento, no lugar de processos educacionais que frustram as constituições das pluralidades subjetivas.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze how teaching / learning processes are established at the confluence between two expressions of Afro-Brazilian religiousness: Batuque do Rio Grande do Sul and Umbanda. The analysis is mobilized from the observation of how the terreiro education is also a pedagogical practice. This statement establishes a counterpoint to the one routinely established in the field of education, allowing a reflection on models of education that exclude the pluralities of knowledge and learning that make up pedagogical processes that are not considered formal. The methodological resources used in this research are ethnography and trajectory analysis, with my own experience having a leading role in the analysis. I take as a theoretical resource, a brief bibliographic review of scholars who developed researches on the daily learning in the terreiros and establish the educational formation process. The monograph claims a Pedagogy of Axé and focuses on the proposal to build another citizenship, a product of terreiro education that allows a celebration of the multiple possibilities of articulation of knowledge, instead of educational processes that frustrate the constitutions of subjective pluralities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectTerreiro Educationen
dc.subjectEnsino religiosopt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectConfluenceen
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian religiousnessen
dc.subjectBatuquept_BR
dc.subjectBatuqueen
dc.subjectTerreiropt_BR
dc.subjectUmbandaen
dc.titleDo ilê à terreira : relações de educação e aprendizagem na confluência do axépt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001120847pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem