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dc.contributor.authorMazzaferro, Cintia Cristiane Petrypt_BR
dc.contributor.authorRamos, Fabiano Dornellespt_BR
dc.contributor.authorMazzaferro, Jose Antonio Esmeriopt_BR
dc.contributor.authorRosendo, Tonilson de Souzapt_BR
dc.contributor.authorTier, Marco Antonio Durlopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Antonio Augusto Monaco dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Jorge Fernandez dospt_BR
dc.contributor.authorStrohaecker, Telmo Robertopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-14T04:11:38Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn2176-1515pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217337pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a influência da velocidade de rotação (1.600 RPM e 2.400 RPM) no desenvolvimento microestrutural de um aço TRIP soldado a ponto por fricção e mistura mecânica. Após a execução das soldas, devido aos ciclos térmicos e deformações impostas pelo processo, são observadas três diferentes zonas nas juntas: a zona de mistura (ZM), a zona termomecanicamente afetada (ZTMA), e a zona termicamente afetada (ZTA). O aumento da velocidade de rotação causou um aumento na quantidade de ferrita alotriomorfa formada na ZM, assim como redução na quantidade e tamanho de bainita coalescida e martensita. Na ZTMA a microestrutura é constituída por ferrita, austenita, bainita coalescida e martensita. Enquanto que na ZTA1 a microestrutura é composta por ferrita e austenita retida em todas as velocidades usadas, na ZTA2 há maior transformação da austenita em bainita com o aumento da velocidade de rotação.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work is to verify the influence of the rotational speed (1600 and 2400 RPM) in the microstructural development of a friction stir spot welded TRIP steel. After the welding, due to the thermal cycles and deformations imposed by the process, three different zones are observed in the joints: the stir zone (SZ), the thermomecanically affected zone (TMAZ), and the heat affected zone (HAZ). The increase in the rotational speed caused an increase in the amount of allotriomorphic ferrite formed in the SZ, and a decrease in the amount and width of the coalesced bainite and martensite. In the TMAZ, the microstructure is composed by ferrite, austenite, coalesced bainite and martensite. While in the HAZ1 the microstructure is constituted by ferrite and retained austenite in all rotational speeds employed, in the HAZ2 there is an increase in the transformation of austenite into bainite by increasing the rotational speed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTecnologia em metalurgia, materiais e mineração. São Paulo, SP. Vol. 6, n. 3 (jan./mar. 2010), p. 136-141pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSoldagem por fricçãopt_BR
dc.subjectTRIP steelen
dc.subjectSpot weldingen
dc.subjectAçopt_BR
dc.subjectFriction weldingen
dc.subjectEnsaios (Engenharia)pt_BR
dc.subjectJuntas soldadaspt_BR
dc.subjectPropriedades mecânicas dos materiaispt_BR
dc.titleSoldagem a ponto por fricção e mistura mecânica de um aço TRIP : caracterização microestruturalpt_BR
dc.title.alternativeFriction stir spot welding of a TRIP steel : microestructural characterizationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000743248pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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