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dc.contributor.advisorCarvalho, Ana Maria Albani dept_BR
dc.contributor.authorCouto, Doris Rosangela Freitas dopt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T04:19:08Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/217487pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa buscou compreender os métodos e processos de curadoria das exposições Poéticas de la democracia – Imágenes y contraimágenes de la Transición, realizada pelo Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em cartaz de novembro de 2019 a maio de 2020, em Madrid, Espanha, e Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS, realizada pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, aberta à visitação de março de 2019 a abril 2020, em Porto Alegre, RS. Tendo como metodologia a pesquisa qualitativa e a técnica de estudo de caso envolvendo entrevista com protagonistas, revisão bibliográfica e a elaboração de mapas mentais e conceituais dos processos de ambas as exposições, permitiu identificar elementos que escapam aos registros das montagens e que são fundamentais para a compreensão da curadoria enquanto processo, seus métodos, teias de relações e tensionamentos. Com ancoragem nos conceitos de habitus, campo e capital de Pierre Bourdieu, a cartografia resultante do estudo contribui para os campos da Arte e da Museologia, identificando lacunas nos registros documentais das práticas expográficas, o que gera o apagamento das memórias da história das exposições e da própria história institucional.pt_BR
dc.description.abstractThe research sought to understand the methods and processes of curating Poéticas de la democracia – Imágenes y contraimágenes de la Transición, carried out by the Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, on display from November 2019 to May 2020, in Madrid, ESP and Acervo em Movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS, carried out by the Rio Grande do Sul Art Museum Ado Malagoli, open to visitors from March 2019 to April 2020, in Porto Alegre, RS. Using as methodology the qualitative research and the technique of case study involving interviews with protagonists, bibliographical review and the elaboration of mental and conceptual maps of the processes of both exhibitions, it allowed to identify elements that escape the records of the assemblies and that are fundamental for the understanding of curation as a process, its methods, webs of relationships and tension. Anchored in the concepts of habitus, field and capital of Pierre Bourdieu, the cartography resulting from the study contributed to the fields of Art and Museology, identifying gaps in the documentary records of expographic practices, which generates the erasure of the memories of the history of the exhibitions and institutional history itself.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExhibition backstageen
dc.subjectCuradoria museológicapt_BR
dc.subjectMuseu de artept_BR
dc.subjectCuratorshipen
dc.subjectMuseu de Arte do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectCuratorial processeen
dc.subjectMuseo Nacional Centro de Arte Reina Sofiapt_BR
dc.subjectReina Sofíaen
dc.titleCartografias curatoriais: os bastidores das exposições de artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001121229pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Museologia e Patrimôniopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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