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dc.contributor.authorResende, Fellipe Santospt_BR
dc.contributor.authorSilva, Suzane Weber dapt_BR
dc.date.accessioned2021-02-23T04:06:29Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1519-275Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218147pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca trazer a noção de ecos labanianos a partir de elementos técnicos presentes nas aulas de dança contemporânea de Eva Schul, considerando aspectos relacionados à filiação de movimento de Rudolf Laban que alcançam Eva Schul através de Hanya Holm e Irmgard Bartenieff. Seu delineamento metodológico inclui observação e prática regular das aulas de Schul, entrevista semiestruturada com a mesma, descrição e contextualização imagética de elementos presentes em suas aulas, e uso de contribuições teóricas que os respaldam. Exemplos de elementos que corporificam ecos labanianos nas aulas de Schul são: trabalho de chão, seis posições do vocabulário moderno e pêndulos (a partir de Holm); suporte muscular interno, conexões ósseas, homo e contralateralidade, metade do corpo, queda de joelhos, círculo de braços e propulsão de pelve (a partir de Bartenieff). Tendo sido constantemente reelaborado e difundido por diferentes figuras, o legado de Laban chega em Schul gerando ecos em suas aulas, cenário de significativa potência poética e histórica quanto à transmissibilidade de conhecimentos incorporados, e atualização de pensamentos e práticas numa pedagogia dançante contemporânea.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to bring the notion of labanian echoes from technical elements present in Eva Schul’s contemporary dance classes, considering aspects related to the movement affiliation of Rudolf Laban that reach Eva Schul through Hanya Holm and Irmgard Bartenieff. Its methodological design includes observation, regular practice of Schul’s classes, semi-structured interview with her, description and imagery contextualization of elements present in her classes, and use of theoretical contributions that support them. Examples of elements that embody labanian echoes in Schul’s classes: floorwork, six modern vocabulary positions and pendulums (from Holm); core muscle support, bonny connections, homo and contralaterality, body-half, knee drop, arm circles and pelvic propulsion (from Bartenieff). Since it has been re-elaborated and disseminated by different figures, Laban’s legacy reaches Schul generating echoes in her classes, a scenario of significant poetic and historical potency, regarding the transmissibility of incorporated knowledge, and updating of thoughts and practices into a contemporary dance pedagogy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCena. Porto Alegre. N. 32 (set./dez. 2020), p. 259-274pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDanceen
dc.subjectSchul, Eva, 1948-pt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectLabanian echoesen
dc.titleEcos labanianos na pedagogia dançante de Eva Schulpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121680pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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