Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranzói, Naira Lisboapt_BR
dc.contributor.authorKlinski, Cláudia dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2010-05-11T04:16:06Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21853pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é produto de uma pesquisa inserida em campo de conhecimento recente, que envolve o ensino médio, a educação profissional e a educação de jovens e adultos. Essa integração nasce a partir de 2006, com o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, no âmbito das Instituições Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF). O estudo foi realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense do Campus Charqueadas. O empenho em realizar esta pesquisa deu-se pela escassez de trabalhos relacionados ao público que está sendo atendido pelo PROEJA, tendo em vista o caráter diferenciado desse programa. O objetivo do estudo foi compreender por que alunos com o ensino médio completo ingressaram e permaneceram em um curso destinado a ofertar esse nível de ensino. Destacam-se alguns elementos que conduziram os sujeitos a esse curso, como as trajetórias formativas e profissionais descontínuas traçadas; a falta de opção formativa no município para quem já concluiu o ensino médio; a baixa qualidade do ensino médio já cursado pelos estudantes; a imagem do IF como uma instituição de excelência em educação profissional; o processo seletivo para o ingresso nesse curso, pelo sistema de sorteio. Os motivos elencados pelos estudantes, ao buscarem o curso de PROEJA, estão relacionados, em sua maioria, a melhorar suas possibilidades de entrada no mercado de trabalho. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, e como metodologia utilizou-se um roteiro de entrevistas semiestruturadas. Para análise dos dados coletados, utilizou-se a análise de conteúdo. Também foi estudada a legislação educacional sobre o tema. Embasando-se nos dados coletados, foi possível compreender que os sujeitos que participaram do curso buscavam uma formação profissional e surpreenderam-se ao se depararem com o curso que lhes foi oferecido, percebendo uma diferença entre o que tinham idealizado e o que encontraram. Constata-se que apesar de já possuírem o ensino médio, os alunos possuem um perfil muito fronteiriço com o dos alunos da EJA, e que esses sujeitos têm projetos após concluírem a sua formação, sendo que muitos desses projetos passaram a ser construídos a partir da formação recebida.pt_BR
dc.description.abstractThis work is the product of a survey included in recent field of knowledge, involving high school, vocational education and education of young people and adults. This integration comes from 2006, with the National Program for the Integration of Professional Education with Basic Education in the form of Youth and Adults - PROEJA under Federal Institutions of Education, Science and Technology (FI). The study was conducted at the Federal Institute South Rio Grande Campus Charqueadas. The commitment to this research was due to the scarcity of studies related to the public being served by PROEJA, given the distinctive character of this program. The study was to understand why students with high school and remained enrolled in a course designed to offer this level of education. Highlights some factors which led the subjects to this course, as the educational and professional trajectories drawn fibers, lack of training in the county option for those who have completed high school, the poor quality of school already attended by students, the image the IF as an institution of excellence in professional education, the selection process for entry into this course, the lottery system. The reasons listed by students, to seek the course of PROEJA are related mostly to improve their chances of entering the labor market. The study is characterized as a qualitative research methodology and how we used a semistructured interviews. To analyze the data collected, used the content analysis. Also studied the educational legislation on the subject. Being based on the data collected, it was possible to understand that the subjects who participated in the course looking for a training and were surprised when faced with the course was offered to them, sensing a difference between what they had designed and they have found. It appears that although they already had high school students have a profile very border with the students of adult education, and that these subjects have projects after completing their training, many of these projects came to be constructed from the training received.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPROEJAen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectLabor and educationen
dc.subjectProfessional educationen
dc.subjectYouth and adultsen
dc.titleIngresso e permanência de alunos com ensino médio completo no PROEJA do IF Sul-Rio-Grandense / Campus Charqueadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000738791pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples