Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCaregnato, Célia Elizabetept_BR
dc.contributor.authorSantin, Dirce Mariapt_BR
dc.contributor.authorDell Vale, Damiánpt_BR
dc.contributor.authorDidriksson, Axelpt_BR
dc.date.accessioned2021-03-13T04:26:33Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0034-7183pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218765pt_BR
dc.description.abstractEducação superior e universidade são temas de amplo interesse no mundo todo e reúnem esforços de múltiplos agentes e disciplinas. Com base nas configurações do campo da educação superior e nos debates da Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artigo analisa os temas emergentes na América Latina, com ênfase nas realidades nacionais da Argentina, do México e do Brasil. Com abordagem ensaística, discute os temas relevantes para os três países e aponta os desafios para o debate político e para a investigação acadêmica na terceira década do milênio. A metodologia utilizada para a discussão ensaística contou com revisão da literatura e com o tratamento dos casos nacionais. A literatura e os estudos indicam que a educação superior é um campo emergente na região, com importantes avanços que resultam da interlocução de esforços acadêmicos e políticos. Enquanto a noção de educação superior como direito ganha força na Argentina, o México busca a universalização da educação superior frente a um contexto de desigualdades e, no Brasil, convivem preocupações com a autonomia universitária e as barreiras para a expansão do acesso à educação superior. As reflexões são diversas e indicam um campo fértil para a pesquisa, o debate político e as políticas públicas em educação superior na América Latina.pt_BR
dc.description.abstractHigher education and university are themes of wide interest around the world and gather efforts from multiple agents and disciplines. Based on the configurations of the field of higher education and the debates of the UNESCO Chair Universidad e Integración Regional, this article analyzes emerging themes in Latin America, with an emphasis on the national realities of Argentina, Mexico and Brazil. Through an essay approach, it discusses the most relevant themes for these countries and points out the challenges for political debate and academic research in the third decade of the millennium. The discussion is developed through a methodology that includes a literature review and the analysis of national cases. The literature review and studies indicate that higher education is an emerging field in the region, with important advances resulting from the interlocution of academic and political efforts. While the notion of higher education as a right gains strength in Argentina, Mexico seeks the universalization of higher education in the face of a context of inequality ; and, in Brazil, concerns with university autonomy coexist with barriers to expanding access to higher education. The reflections indicate a fertile field for research, political debate and public policies in higher education in Latin America.en
dc.description.abstractEducación superior y universidad son temas de gran interés a nivel mundial y que reúnen esfuerzos de múltiples agentes y disciplinas. A partir de las configuraciones del campo de la educación superior y de los debates de la Cátedra Unesco Universidad e Integración Regional, este artículo analiza temas emergentes en América Latina, con énfasis en las realidades nacionales de Argentina, México y Brasil. Con enfoque ensayístico, discute los temas relevantes para los tres países y señala los desafíos para el debate político y la investigación académica en la tercera década del milenio. La metodología utilizada para la discusión del ensayo incluyó una revisión de la literatura y el tratamiento de casos nacionales. La literatura y los estudios indican que la educación superior es un campo emergente en la región, con importantes avances que resultan de la interlocución de esfuerzos académicos y políticos. Mientras la noción de educación superior como derecho gana fuerza en Argentina, México busca la universalización de la educación superior ante un contexto de desigualdades y, en Brasil, conviven preocupaciones con la autonomía universitaria y barreras para la ampliación del acceso a la educación superior. Las reflexiones son variadas e indican un campo fértil para la investigación, el debate político y las políticas públicas en educación superior en América Latinaes
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isospapt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 101, n. 259 (set./dez. 2020), p. 670-690pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectLatin Americaen
dc.subjectResearchen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectUniversityen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectAmérica Latinaes
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectInvestigaciónes
dc.subjectUniversidades
dc.titleEducación superior y universidad en América Latina : perspectivas temáticas para debates e investigacionespt_BR
dc.title.alternativeHigher education and university in Latin America : thematic perspectives for debates and researchen
dc.title.alternativeEducação superior e universidade na América Latina : perspectivas temáticas para debates e pesquisaspt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001121806pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples