Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorOliveira, Samuel Gomes dept_BR
dc.contributor.authorGutierres, Athanypt_BR
dc.contributor.authorBattisti, Elisapt_BR
dc.contributor.authorPerozzo, Reiner Viniciuspt_BR
dc.date.accessioned2021-03-16T04:26:14Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1415-2533pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/218907pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga a motivação para inadequações ortográficas no registro escrito de dados de fala no contexto universitário, a partir da análise do par “inculcar x encucar”. Trata-se de um dado singular, conforme a metodologia adotada, o Paradigma Indiciário (GINZBURG, 1989). Nossa análise mostra que o mapeamento entre produção e percepção é afetado por processos fonológicos de aplicação variável e categórica no Português Brasileiro (PB), como também pelo mapeamento grafêmico a itens lexicais familiares ao ouvinte. Sugerimos atividades aos professores de Língua Portuguesa para explorar a relação entre ortografia e fonologia e, assim, oportunizar aos estudantes uma participação efetiva em práticas sociais variadas por meio da linguagem.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the motivations for orthographic inadequacies in the written register of spoken data by university students, based on the pair “inculcar x encucar”. In line with the Evidential Paradigm (GINZBURG, 1989), this pair is analyzed as a “singular datum” in the adopted methodology. Our analysis demonstrates that the mapping between production and perception is affected by phonological processes that apply variably and categorically to Brazilian Portuguese data and by the mapping of phonemes to graphemes in relation to certain lexical items. We suggest activities to Portuguese teachers to explore the relation between orthography and phonology to guarantee the effective participation of students in varied social practices through language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [58]-83pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrazilian Portuguese orthographyen
dc.subjectOrtografiapt_BR
dc.subjectPhonological processingen
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectTexto acadêmicopt_BR
dc.subjectPhonology and teachingen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleInteração entre processamento fonológico e princípios da escrita alfabética : um caso de inadequação ortográfica em contexto universitário e formas de abordar a fonologia em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe interplay between phonological processing and principles of alphabetical writing : a case of orthographic inadequacy in the university context and forms of approaching phonology in the classroomen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001123376pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem