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dc.contributor.advisorBecker, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorEmbaló, Mamadú Mutaropt_BR
dc.date.accessioned2021-04-14T04:27:04Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/219892pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar as concepções de professores alfabetizadores da Guiné-Bissau acerca dos processos de desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem de seus alunos. Sua realização justifica-se por entender que investigar a compreensão dos professores acerca desses dois processos nos permitirá aferir as concepções epistemológicas que constituem o pano de fundo de suas práticas pedagógicas. Tais concepções poderão servir de ponto de partida para refletir a respeito das relações que se estabelecem dentro da sala de aula e, consequentemente, da política de formação de professores no país. Os dados foram coletados através de observação de aulas e entrevista semiestruturada, inspirada no método clínico de Jean Piaget. Constatou-se que os professores participantes desta pesquisa não têm uma compreensão consistente dos processos de desenvolvimento cognitivo e aprendizagem e da intrínseca relação entre eles; e, consequentemente, permanecem distantes de práticas didático-pedagógicas ativas, próprias de uma pedagogia relacional, fundada por uma epistemologia construtivista.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the conceptions of literacy teachers in Guinea-Bissau about the processes of cognitive development and learning of their students. Its realization is justified by the understanding that investigating teachers' understanding of these two processes will allow us to assess the epistemological conceptions that constitute the background of their pedagogical practices, and that such conceptions may serve as a starting point to reflect on the relationships that are established within the classroom and, consequently, the policy of teacher training in the country. The data were collected through classroom observation and semi-structured interview, inspired by Jean Piaget's clinical method. It was found that the teachers participating in this research do not have a consistent understanding of the processes of cognitive development and learning and the intrinsic relationship between them; and, consequently, they remain distant from active didactic-pedagogical practices, proper to a relational pedagogy, founded by a constructivist epistemology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteracy teachersen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectEpistemological and pedagogical conceptionsen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCognitive developmenten
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleDesenvolvimento cognitivo e aprendizagem : concepções pedagógicas e epistemológicas de professores alfabetizadores da Guiné-Bissaupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124296pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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