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dc.contributor.advisorGonçalves, Marcelo Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorMezzomo, Jenifferpt_BR
dc.date.accessioned2021-05-01T05:04:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220410pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como tema a telessaúde como ferramenta de assistência ao enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Os objetivos são descrever os principais motivos de teleconsultoria de enfermagem da região metropolitana de Porto Alegre e o perfil demográfico dos enfermeiros solicitantes de teleconsultoria, bem como uma revisão da literatura sobre a telessaúde como ferramenta de trabalho do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde. Este é um estudo descritivo utilizando a base de dados de teleconsultorias de enfermagem, via Serviço 0800, do Projeto TelessaúdeRS-UFRGS, sendo o período analisado de 21 de outubro de 2018 a 30 de outubro de 2020. A população estudada incluiu os 27 municípios da região metropolitana de Porto Alegre que solicitaram alguma teleconsultoria nesse período. As variáveis utilizadas foram: sexo, idade, município de origem e o diagnóstico dado pelos teleconsultores através da Classificação Internacional de Atenção Primária (CIAP). As análises estatísticas foram feitas com o Excel®, utilizando como medidas descritivas proporções, taxas e percentuais brutos e cumulativos. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, utilizando as bases de dados da LILACS, SciELO, PUBMED/MEDLINE e Google Acadêmico. Analisaram-se dados extraídos de banco preexistente do Projeto TelessaúdeRS-UFRGS. Observamos 40.690 solicitações de teleconsultorias médicas (97,67%), ao passo que os enfermeiros solicitaram apenas 970 teleconsultorias (2,3%) no mesmo período. Foram 180 solicitantes enfermeiros diferentes, o que nos dá uma média de 5,38 solicitações de consultoria por profissional. Destes, a grande maioria era composta por mulheres (82,1%), com média de idade de 37,7 anos. Porto Alegre teve 570 solicitações, correspondendo a 58,76% do total, seguido por Novo Hamburgo com 11,65. No entanto, se analisarmos o número de solicitações por 100.000 habitantes, evidenciamos que os municípios de Arroio dos Ratos e Charqueadas obtiveram taxas de 345 e 123 teleconsultorias por 100.000 habitantes, respectivamente. Canoas é o segundo maior município em população, no entanto o pior em número de solicitações, com 1,15 solicitação por 100.000 habitantes. No que se refere aos principais motivos de teleconsultorias de enfermagem, os capítulos Pele; Gravidez, Parto e Planejamento Familiar; Aparelho genital feminino e Geral/ inespecíficos da CIAP, totalizaram juntos 70,3% das solicitações dos enfermeiros. Sífilis feminina (59), contracepção (41), outras doenças de pele (36) e gravidez (30) foram os 4 principais motivos de teleconsultoria solicitadas pelos enfermeiros. As solicitações recebidas refletem a preocupação dos enfermeiros com a sífilis e o envolvimento com essa demanda. Este estudo considera que as dúvidas apontam a necessidade de investimento na educação permanente dos profissionais que atuam principalmente com o seguimento de gestantes, puérperas e recém-nascidos. O serviço de teleconsultorias síncronas configura-se como potente ferramenta para essa demanda, porém sendo ainda subutilizada por esses profissionais.pt_BR
dc.description.abstractThis study discussed telehealth as a tool to aid nurses on primary health care. The objectives include describing the main reasons for nursing teleconsulting in the metropolitan area of Porto Alegre, Brazil, and demographic profiling of the nurses who use teleconsulting, as well as presenting a literature review on telehealth as a tool for the nurse working in primary health care. This descriptive study uses the database on nursing teleconsulting from TelessaúdeRS Project from the Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil. The period of study was from 9/21/2018 to 10/30/2020. The population studied includes 27 cities from the metropolitan area of Porto Alegre that used some form of teleconsulting during this period. The variables used include: gender, age, city, and diagnosis appointed by the consultant according to the International Classification of Primary Care (ICPC). Statistical analysis was run using Excel® and descriptive measures included proportions, rates and gross and cumulative percentages. We performed a literature review, using databases from LILACS, SciELO, PUBMED/MEDLINE, and Google Academy. Preexistent data from TelessaúdeRS Project was analyzed. There were 40,690 requests for medical teleconsulting (97.67%), while nurses made only 970 teleconsulting requests (2.3%) during the same period. These requests were made by 180 different nurses, and the ratio of requests per professional is 5.38. Of these, most were women (82.1%), and the mean age was 38.7 years old. Porto Alegre was the origin of 570 requests, which corresponds to 58.76% of the total, followed by Novo Hamburgo, 11.65%. On the other hand, if we analyze the number of requests per 100,000 inhabitants, we find that the rates of requests for 100,000 inhabitants in the cities of Arroio dos Ratos and Charqueadas were 345 and 123, respectively. Of the cities, Canoas has the second largest population, but has the lowest number of requests per 100,000 inhabitants, of 1,15. The main reasons for nursing requests were related to IAPC chapters Skin; Pregnancy, Labor, and Family Planning; Female genital tract; and General/Nonspecific, which together were responsible for 70.3% of all requests by nursing professionals. Female syphilis (59), contraception (41), other skin conditions (36), and pregnancy (30) were the four main reasons for teleconsulting requested by nurses. This reflects nursing professionals concerns about syphilis and the engagement on this matter. This study considers that these questions point to a need for investment on permanent education for professionals who work mainly with follow-up consultations for pregnant patients, puerperal women, and newborns. Synchronous teleconsulting services are a potent tool and attends to this demand, but still remains subutilized by these professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectDistance learningen
dc.subjectNursing careen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectTelehealthen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectTelenursingen
dc.subjectTelenfermagempt_BR
dc.subjectPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)pt_BR
dc.titleTelessaúde como ferramenta de apoio ao enfermeiro na atenção primária à saúde : estudo descritivo na Região Metropolitana de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124177pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Saúde Públicapt_BR
dc.description.originTelemedicinapt_BR


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