Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFoohs, Marcelo Magalhãespt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Guilherme dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2021-05-08T04:39:55Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220602pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectAutoriapt_BR
dc.subjectProgramaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleHistórias em quadrinhos: autoria mediada por software livrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples