Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalcin, Andréiapt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Caroline Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-08T04:41:58Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/220653pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de descrever, refletir e analisar as experiências vivenciadas no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, especificamente no período de 2018 a 2020, com o intuito de compreender como tais experiências contribuíram com o processo de constituição docente em matemática da autora, relacionando as experiências narradas com elementos apontados na literatura, no que diz respeito à “formação” de professores. Para isso, foi estruturada uma pesquisa de caráter qualitativo com foco na metodologia (auto)biográfica. Nessa perspectiva, o estudo está apoiado nas memórias da autora e na análise de alguns documentos, tais como: planos de aula, relatórios elaborados para a Bolsa de Iniciação ao Ensino de Ciências e para as disciplinas de estágio, anotações e fotografias das atividades desenvolvidas, nas quais foram registrados os aspectos considerados mais importantes, as reflexões realizadas com os professores e alunos, e também as considerações da autora sobre as atividades desenvolvidas. Na narrativa privilegiou-se as reflexões sobre as práticas mais significativas vivenciadas pela autora com professores, equipe pedagógica, alunos e licenciandos que atuaram no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas. A narrativa (auto)biográfica foi desdobrada em quatro eixos: o primeiro consiste em reflexões e encontros com os diferentes tipos de laboratórios de matemática. No segundo são narrados aprendizados desenvolvidos durante a construção e implementação do Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas. No terceiro são descritas, comentadas e tecidas considerações sobre as atividades pedagógicas mais marcantes desenvolvidas no laboratório com professores e estudantes da instituição. Para finalizar, no quatro eixo a autora analisa no diálogo com seu referencial teórico como o Laboratório de Matemática contribuiu com a sua constituição docente durante o período de isolamento social e implementação do ensino híbrido em decorrência da pandemia da covid-19. As análises elaboradas no processo de construção da narrativa indicam que ao longo das vivências junto ao Laboratório de Matemática a autora desenvolveu três aprendizados: o desenvolvimento da autonomia no sentido freireano, o aprimoramento da leitura, escrita e expressão e a construção de saberes sobre a docência.pt_BR
dc.description.abstractThis project aims to describe, reflect and analyze the experiences lived in the Mathematics Laboratory in the Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, specifically in the period from 2018 to 2020, with the purpose of comprehending how these experiences contributed with the process of the construction of the teaching process of the author, relating the narrated experiences with the elements pointed in the literature concerning the “formation” of teachers. For this reason, a qualitative research was structured with the focus on the (auto)biography. In this perspective, the studied is being held in the memory of the author and in the analysis of some documents, such as lesson planning, reports that were done to the scholarship program (BIENC) and for the practicum disciplines, notes and photographs of the activities that were done, which registered the aspects considered most important, the discussions that were done with teachers and students, as well as the considerations made by the author about the activities done. In the narrative, focused on the reflections about the most meaningful practices experienced by the author with teachers pedagogical team, students and majoring students and graders that took part in the Mathematics Laboratory of the Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas. The narrative was divided into four axes: the first one consists in reflections and encounter with different mathematics laboratories. The second one consists in narrations about what was learned during the implementation of the Mathematics Laboratory in the Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas. In the third one, the most meaningful pedagogical activities done with teachers and students of the institution will be described and commented To end, the fourth axe, the author analyzes the process with the theoretical base how the laboratory contributed with her teaching process during the time of social isolation and with the implementation of the online teaching because of the world pandemics of the COVID-19. The analyzes elaborated in the process of the construction of the narrative indicate that over the experiences lived in the Mathematics Laboratory the author developed three lessons: the development of autonomy in the Freiriano sense, the improvement of the reading, writing and self expression and the construction of the knowledge about teaching.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics laboratoryen
dc.subjectFormação de professores : Matemáticapt_BR
dc.subjectAtividades de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject(Auto)biography narrativeen
dc.subjectExperienceen
dc.subjectNarrativa autobiográficapt_BR
dc.subjectInitial formation of mathematics teachersen
dc.titleReflexões sobre a experiência : o processo de construção de um Laboratório de Matemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001125123pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples