Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorAlves, Ubiratã Kickhöfelpt_BR
dc.contributor.authorAquino, Carla dept_BR
dc.contributor.authorBuske, Ana Carolina Signorpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Israel Fraga dapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-18T04:36:30Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1415-2533pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221202pt_BR
dc.description.abstractPartindo-se de uma concepção de ensino de pronúncia com foco na inteligibilidade da fala (LEVIS, 2005, 2018), verificamos os efeitos da instrução explícita na identificação, por ouvintes brasileiros, das vogais médias anteriores do PB produzidas por um aprendiz argentino. O instrumento de percepção contou com dados obtidos de um pré-teste, um pós-teste imediato e um de retenção (18 semanas após a instrução). Os resultados evidenciam uma melhora significativa nos índices de identificação da categoria /ɛ/ no pós-teste imediato. A análise acústica dos estímulos, associada à verificação dos dados de identificação, mostra que os ouvintes brasileiros tomam F1 como pista prioritária para a distinção entre as categorias fonológicas de /e/ e /ɛ/ nas produções em L2 do aprendiz.pt_BR
dc.description.abstractDeparting from a conception of pronunciation teaching based on the Intelligibility Principle (LEVIS, 2005, 2018), in this paper we verify the effects of explicit instruction on the identification, by Brazilian listeners, of the front mid vowels produced by an Argentinian learner of Brazilian Portuguese. The perceptual experiment included data obtained from a pre-test, an immediate post-test and a retention test (18 weeks after instruction). The results show a significant improvement in the identification rates of /ɛ/ in the immediate post-test. The acoustic analysis of stimuli and the verification of the identification data show that Brazilian listeners take F1 as a main cue in the distinction between the phonological categories of /e/ and /ɛ/ in the learner’s L2 productions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofVeredas : revista de estudos lingüísticos. Juiz de Fora, MG. Vol. 24, n. 3 (2020), p. [219]-247pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExplicit instructionen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectL2 pronunciationen
dc.subjectPronúnciapt_BR
dc.subjectInstrução explícitapt_BR
dc.subjectCue weightingen
dc.subjectVogalpt_BR
dc.subjectSpeech intelligibilityen
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.titleEfeitos da instrução explícita de pronúncia na inteligibilidade local : um estudo sobre a identificação, por ouvintes brasileiros, de vogais médias anteriores produzidas por um aprendiz argentino de português brasileiropt_BR
dc.title.alternativeEffects of explicit pronunciation instruction on local intelligibility : a study on the identification, by Brazilian listeners, of the mid front vowels produced by an Argentinean learner of Brazilian Portugueseen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001125338pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem