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dc.contributor.advisorPires, Fabiana Schneiderpt_BR
dc.contributor.authorHoffmeister, Alanapt_BR
dc.date.accessioned2021-05-26T04:35:08Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221506pt_BR
dc.description.abstractA Educação Popular em Saúde é um processo de construção de conhecimentos que busca articular os saberes das pessoas com os saberes dos profissionais de saúde, formando um conjunto de práticas (convencionais ou não) que contribuam para a autonomia e a potência das pessoas nas suas práticas de cuidado em saúde. O referencial teórico da Educação Popular em Saúde parte da Educação Popular, utilizando-se da concepção ampliada de saúde e suas dimensões social, cultural e histórica para pensar e desenvolver cuidado em saúde e suas práticas. Este estudo tem por objetivo conhecer e analisar as práticas e o cuidado em saúde, realizadas por usuários, na perspectiva de unidades de atenção básica do município de Araricá/RS e como estas práticas podem se relacionar com as práticas complementares propostas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e com os saberes populares, na produção do cuidado. Este é um estudo exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados produzidos foram organizados para interpretação a partir da análise do discurso (AD). Participaram do estudo 64 usuários das unidades de saúde do município de Araricá/RS com o modelo Estratégia de Saúde da Família, que consentiram e assinaram o TCLE e o termo de uso de imagem e voz. Foram realizadas rodas de conversa com grupos de usuários em locais da comunidade abordando os temas de educação popular em saúde, saberes populares de saúde e cuidado em saúde. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, conforme orienta a Resolução do Conselho Nacional de Saúde n° 466/2012, parecer 3.510.088. Dentre os principais resultados destacamos o cuidado relacionado às práticas saudáveis e ao conviver. As práticas de cuidado desvelam práticas sociais da comunidade, como o compartilhamento de histórias, de receitas culinárias e de comidas, de chás, o uso de plantas. Sobre as formas de cuidado o estudo aponta o uso das práticas alternativas (não convencionais) como parte do cotidiano da comunidade, trazendo para o contexto dos profissionais de saúde das unidades de atenção básica a necessidade de oferecer escuta e dar voz ao que pensam, praticam e acreditam as pessoas em sua singularidade de cuidado. As rodas de conversa, como efeito, fortaleceram um espaço de fala no qual foi possível conhecer as necessidades de saúde dos usuários no território e apontaram o potencial das PICS como dimensão educativa e emancipatória da educação popular. Os processos educativos da prática de cuidar e do cuidado em saúde se afirmam por trocas intersubjetivas entre as pessoas, pelo vínculo e pelo respeito ao Outro enquanto ser cognoscente. A partir desta afirmação é imperativo que se encontre espaço para a expressão dos saberes populares e assim foram desenvolvidos cinco produtos como resultado do processo de pesquisa: a) “SABERES POPULARES: Guia de Chás de Araricá” apresentando as plantas, os chás, as especiarias e os temperos mais utilizados no município de Araricá/RS; b) Documentário “Saberes Populares e Cuidados em Saúde (ARARICÁ, 2020)” mostrando a Educação Popular e como se esta constitui num movimento que se expressa através de práticas de cuidado, na produção de conhecimentos compartilhados, possibilitando a aproximação e diálogo entre o saber popular, o saber científico, os profissionais e as instituições de saúde daquela comunidade; c) Ação de extensão - Sessão cinema – o documentário será projetado no Centro Municipal de Cultura de Araricá, como uma sessão de cinema e a comunidade será convidada para assistir e prestigiar um trabalho que foi desenvolvido em conjunto entre usuários, profissionais da saúde e gestão; d) Blog da pesquisadora: utilizado para tornar público e com livre acesso o documentário e o guia de chás, assim como para explicitar os objetivos da pesquisa, apresentar os autores, entre outras informações; e) elaboração de artigo científico; f) elaboração de texto compondo capítulo de livro: A produção de redes de Integração Ensino-Saúde: Experiências de Ensino e Pesquisa. Como considerações finais, compreendemos que ao articular as práticas Integrativas e complementares em saúde (PIC), a educação popular em saúde e o cuidado em saúde mostrou- nos um caminho aberto, uma página em branco para receber os desenhos de vida de cada um, para pensar em novas formas de produzir saúde, com oportunidade de diálogo entre usuários e profissionais da saúde, buscando a decisão em conjunto sobre possíveis formas de unir saberes, com assunção dos sujeitos, com amorosidade, com escuta, construindo itinerários de cuidado e de educação em saúde libertadores, singulares, pautados pelo afeto e pelo compromisso ético do respeito aos saberes, à cultura e à diversidade.pt_BR
dc.description.abstractPopular Health Education is a knowledge-building process that seeks to link people's knowledge with the knowledge of health professionals, forming a set of practices (conventional or not) that contribute to people's autonomy and power in their practices health care. The theoretical framework of Popular Education in Health starts from Popular Education, using the expanded concept of health and its social, cultural and historical dimensions to think and develop health care and its practices. This study aims to know and analyze the practices and health care carried out by users, in the perspective of primary care units in the municipality of Araricá/RS and how these practices can be related to the complementary practices proposed in the National Policy of Integrative and Complementary Practices (PNPIC) and popular knowledge in the production of care. This is an exploratory, descriptive and qualitative study of the case study type. The data produced were organized for interpretation based on discourse analysis (AD). 64 users of the health units in the municipality of Araricá / RS participated in the study using the Family Health Strategy model, who consented and signed the Free and Informed Consent Form and the term of use of image and voice. Conversations were held with groups of users at community sites addressing the themes of popular health education, popular health knowledge and health care. The project was approved by the Research Ethics Committee, as directed by the Resolution of the National Health Council No. 466/2012, opinion 3,510,088. Among the main results, we highlight the care related to healthy practices and living together. Care practices reveal social practices in the community, such as sharing stories, cooking recipes and food, teas, and the use of plants. Regarding forms of care, the study points to the use of alternative (unconventional) practices as part of the community's daily life, bringing to the context of health professionals in primary care units the need to offer listening and give voice to what they think, practice and people believe in their uniqueness of care. The conversation circles, in effect, strengthened a space of speech in which it was possible to know the health needs of users in the territory and pointed out the potential of PIC as an educational and emancipatory dimension of popular education. The educational processes of the practice of caring and health care are affirmed by intersubjective exchanges between people, by the bond and respect for the Other as a cognitive being. Based on this statement, it is imperative to find space for the expression of popular knowledge and thus five products were developed as a result of the research process: a) “POPULAR KNOWLEDGE: Guide to Teas of Araricá” presenting plants, teas, spices and the most used spices in the municipality of Araricá / RS; b) Documentary “Popular Knowledge and Health Care (ARARICÁ, 2020)” showing Popular Education and how it is constituted in a movement that is expressed through care practices, in the production of shared knowledge, enabling the approximation and dialogue between knowledge popular knowledge, scientific knowledge, professionals and health institutions in that community; c) Extension action - Cinema session - the documentary will be screened at the Araricá Municipal Culture Center, as a cinema session and the community will be invited to watch and honor a work that was developed jointly between users, health professionals and management; d) Researcher's blog: used to make the documentary and the tea guide public, with free access, as well as to explain the research objectives, present the authors, among other information; e) elaboration of a scientific article; f) elaboration of text composing a book chapter: The production of Teaching-Health Integration networks: Teaching and Research Experiences. As final considerations, we understand that when articulating Integrative and complementary practices in health (PIC), popular education in health and health care showed us an open path, a blank page to receive the life drawings of each one, to think about new ways of producing health, with an opportunity for dialogue between users and health professionals, seeking a joint decision on possible ways to unite knowledge, with the assumption of the subjects, with lovingness, with listening, building care and education itineraries liberating, singular in health, guided by affection and the ethical commitment of respect for knowledge, culture and diversity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular educationen
dc.subjectMedicina tradicionalpt_BR
dc.subjectTerapias complementarespt_BR
dc.subjectIntegrative practicesen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectHealth careen
dc.subjectAraricá (RS)pt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleSaberes populares e cuidado em saúde : um estudo de caso no município de Araricá/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001124934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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