Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLumertz, José Antôniopt_BR
dc.contributor.authorBaumgartner, Katiele Scheerenpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-05T04:48:11Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/221880pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo analisar a percepção do atuário em relação à transformação digital em seu mercado de trabalho. Para isso, foi realizada pesquisa caracterizada quanto à abordagem do problema como mista, aos objetivos como descritiva e ao procedimento como pesquisa de levantamento por meio da aplicação de um questionário. Considerando o universo de pesquisa de 2.047 atuários com registro MIBA (IBA, 2020), a amostra calculada exigiu 66 respostas, considerando 90% de nível de confiança e 10% de margem de erro. A coleta de dados obteve 74 respostas e sua análise revelou que os profissionais de Atuária no Brasil percebem os impactos da inovação no seu ambiente de trabalho. Dentre as descobertas da pesquisa estão as seguintes principais dificuldades para os atuários: falta de tempo; novas ferramentas e plataformas; programação; reestruturação e organização da empresa; e trabalho em home office. Já entre os principais desafios estão: adaptação; análise de dados; atualização constante; acompanhamento das novas tecnologias e soluções; concorrência no mercado de trabalho; ensino; e otimização de processos. Ainda encontraram-se as principais oportunidades do profissional: análise de dados; análises estratégicas; maior visibilidade da profissão; novos produtos; e otimização de processos. Ademais, constatou-se que a otimização de processos é o pilar da transformação digital mais presente no ambiente de trabalho, com a qual os atuários esperam poder focar na estratégia e no desenvolvimento de produtos nos segmentos onde atuam. Como contribuições da pesquisa destaca-se o mapeamento do comportamento do atuário neste contexto e das exigências do mercado para esses profissionais.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the actuary's perception of the digital transformation in his job market. For this, research was carried out characterized as to the approach of the problem as mixed, to the objectives as descriptive and to the procedure as survey survey through the application of a questionnaire. Considering the research universe of 2,047 actuaries with MIBA registration (IBA, 2020), the calculated sample required 66 responses, considering 90% confidence level and 10% margin of error. The data collection obtained 74 responses and its analysis revealed that the Actuarial professionals in Brazil perceive the impacts of innovation on their work environment. Among the research findings are the following main difficulties for actuaries: lack of time; new tools and platforms; schedule; restructuring and organization of the company; and work at home office. Among the main challenges are: adaptation; data analysis; constant updating; monitoring of new technologies and solutions; competition in the labor market; teaching; and process optimization. The professional's main opportunities were also found: data analysis; strategic analyzes; greater visibility of the profession; new products; and process optimization. In addition, it was found that process optimization is the pillar of digital transformation most present in the work environment, with which actuaries hope to be able to focus on strategy and product development in the segments in which they operate. As research contributions, the mapping of the actuary's behavior in this context and of the market requirements for these professionals stands out.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCiências atuariaispt_BR
dc.subjectActuaryen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectTransformationen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectInsurtechsen
dc.titleAnálise sobre a percepção do atuário em relação à transformação digital em seu mercado de trabalhopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis on the perception of the actuary in relation to the digital transformation in its employment market en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coTrajano, Brenda de Borbapt_BR
dc.identifier.nrb001126510pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020/2pt_BR
dc.degree.graduationCiências Atuariaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples