Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorBruno, Fernando Batistapt_BR
dc.date.accessioned2021-06-23T04:30:19Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2318-7492pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/222641pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta as principais contribuições do grupo de pesquisa Virtual Design (ViD) no processo de ensino-aprendizagem de Geometria Descritiva (GD) de acordo com os princípios do da aprendizagem baseada em projetos. Primeiramente, o artigo apresenta a base teórica que fundamenta as principais iniciativas do ViD aplicadas no processo de aprendizagem da GD, incluindo a aprendizagem baseada em projetos e a modelagem virtual. As iniciativas apresentadas incluem a aprendizagem baseada em um ciclo de experiências virtuais e concretas no contexto do projeto. Estas iniciativas que alimentam o processo de aprendizagem são os resultados das pesquisas acadêmicas do grupo de pesquisa ViD, as quais envolvem projetos de mestrado e doutorado, com repercussões no desenvolvimento de novos métodos, novas tecnologias e novos produtos e na qualidade da educação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the main contributions of the research group Virtual Design (ViD) to the learning process of Descriptive Geometry (DG) in line with the principles of design-based learning. First, the paper presents the theoretical framework that bases the main ViD initiatives applied to the learning of DG, including design-based learning and physical and virtual modelling. The initiatives presented include a learning cycle based on concrete and virtual experiences in the design context. These initiatives that feed the learning of DG are the result of academic research of the Virtual Design research group, also involving Masters and PhD projects, with repercussions on the development of new methods, new technologies and new products, and the quality of education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de expressão gráfica [recurso eletrônico]. [Florianópolis, SC]. Vol. 3, n. 2 (2015), p. 80-92pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign-based learningen
dc.subjectGeometria descritivapt_BR
dc.subjectDescriptive geometryen
dc.subjectDesign virtualpt_BR
dc.subjectVirtual designen
dc.titleExperiências inovadoras em ensino e pesquisa da geometria descritivapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000998703pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples